Posted by : luh reynaud domingo, 1 de março de 2015


Saudações, jovens padawans! Hoje falaremos de um assunto que já esteve ou está encucado na cabeça de 11 entre 10 Mestres. Cada um de nós Mestres já nos defrontou com a seguinte pergunta:


"Como posso melhorar meu trabalho como Mestre?"

Sim, pois queremos que nossos jogadores se divirtam e gostem da experiencia tanto quanto nós (ao menos assim espero), porque o objetivo do RPG é a diversão. Não só do Mestre, mas também  dos jogadores! Quanto a isso, bom, não existe uma fórmula ou resposta pronta, pois podem haver os mais variados tipos de Mestres, narrações, campanhas e gêneros, mas algumas dicas e informações podem ajudar a em todos os quesitos! Vou listar aqui algumas dicas úteis que reuni em minhas diversas pesquisas e experiências próprias nas minhas mesas.


1. Interprete e estimule os jogadores a interpretarem também.
Use e abuse de vozes diferentes, crie personalidades para os NPCs e estilos de narração. Com o tempo seus jogadores estarão motivados a fazer o mesmo!


2. Evite utilizar termos técnicos durante a narração.
"O goblin te ataca e tira 3 pontos de vida!". Que coisa mais sem graça, não? Podemos melhorar  muito mais a narração evitando termos técnicos e usando métodos interpretativos. Utilize tais termos somente quando necessário! Tipo, "o furioso goblin tribal salta em suas costas causando pequenos porém múltiplos arranhões que lhe ferem a carne do corpo, causando 3 pontos de dano!".


3. Leve mais emoção às batalhas.
Seja inteligente, pois o típico "ataque/defesa" fica muito chato com o passar do tempo. Utilize o ambiente ("a criatura sobe nas árvores e salta sobre você!"), bons movimentos ("o soldado maligno gira o corpo, desviando de sua estocada, soca-lhe a face e realiza um corte diagonal com a espada"), ou coisas a se fazer enquanto se luta ("a armadilha é acionada acidentalmente e o teto, na verdade uma grande e pesada rocha, começa a cair sob suas cabeças! Ao mesmo tempo criaturas esqueléticas emergem do chão, tentando atacar vocês").


4. Dê tarefas e responsabilidades aos jogadores.
Não só aos personagens, mas aos jogadores também. Deixe eles mesmo rolarem seus danos, realizarem seus cálculos e pesquisarem nos livros. Deixe eles fazerem escolhas REALMENTE importantes ("vocês escolhem seguir o Lich maligno ou salvar o antigo inimigo de vocês da armadilha mortal?"). Isso vai os deixar com o sentimento de que são importantes e podem fazer as coisas sozinhos.


5. Crie aventuras que envolvam os personagens jogadores.
Aventuras que envolvem escolhas importantes, dramas dos personagens, background de um deles ou  mesmo em que eles façam coisas épicas são as mais lembradas numa mesa de RPG, pois traz os jogadores para dentro do mundo vivo dos personagens, fazendo-os sentir-se importantes no jogo.


6. Recompense não apenas com dinheiro e armas mágicas.
Oh, deuses! Existem mais coisas no mundo que dinheiro e armas mágicas que os personagens podem aproveitar e gostar! Coisas como livros, medalhas, reconhecimento em uma certa região, roupas, tecidos, comida, uma lembrança de um inimigo derrotado e afins. Imagine que épico um bárbaro que carrega consigo a pele do urso cinzento morto por ele numa vila atacada?


7. Pense em nomes criativos para os elementos do jogo.
Lá estão os seus jogadores, conversando com aquele super NPC que você criou e que vai ser importante pra história, quando de repente um dos personagens pergunta o no do dito cujo. Despreparado e sem criatividade você diz em alto e bom tom: "Jack". Brochante, não? Crie uma listinha de nomes legais para emergências e elabore bons nomes para os lugares, armas e NPCs. Seus jogadores vão adorar.


8. Lembre que nem todos são o que parecem.
Reis podem não bonzinhos, camponeses podem não amigáveis... Assim como goblins podem não ser pacíficos, nem todos os animais selvagens são agressivos e etc. Quebrar esses clichês pode ser muito legal e confundir seus jogadores ás vezes, mudando os preconceitos conhecidos por eles!


E por hoje é isso, padawans, espero ter ajudado a desmistificar certos problemas e renovar ideias, porque qualquer pode ser um bom Mestre, bastando apenas se esforçar naquilo que faz!

{ 4 comentários... read them below or Comment }

  1. Poxa! Gostei muito das dicas! Vou utilizar amanhã mesmo! Valeu! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom as dicas são úteis! Sucesso nas suas mesas ^^

      Excluir
  2. atualmente estou ensinando um garoto(ele ainda é noob) a fazer tudo. nem eu sabia dessas dicas simples e diretas. vlw! continue com seu site, tem muito futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos muito! Boa sorte ensinando o garoto, pois RPG merece ser ensinado para muitos :D

      Excluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -