Posted by : luh reynaud segunda-feira, 15 de maio de 2017


Saudações, mini-heróis! Já foi discutido por aqui anteriormente como sistemas simples de regras para RPG são extremamente interessantes tanto para iniciantes quanto para veteranos. Os sistemas minimalistas são uma categoria dentro dos RPGs cujo objetivo é utilizar-se apenas dos aspectos mais fundamentais para as regras do jogo. Na mais nova matéria do blog, falaremos sobre o que são esses jogos e os sistemas do gênero mais legais para narrar suas aventuras!

RPGs minimalistas se tornaram minha paixão desde que os descobri, pois atuam muito bem como RPGs simplistas, uma vez que se utilizam apenas do mínimo possível das regras mais básicas. Eu considero ideais para aventuras one-shot ou pequenas campanhas, mas não para jogos mais longos, pois suas regras acabam não abrangendo todas as situações que uma campanha possa ocasionar. Entretanto, com um pouco de jogo de cintura por parte do grupo, é perfeitamente possível passar por cima desses obstáculos e narrar sagas inteiras!

A grande sacada dos minimalistas é expor os parâmetros da forma mais básica e fundamental possível. Enquanto outros sistemas possuem mais de uma centena de páginas, um RPG minimalista costuma apresentar regras completas em apenas uma página!

Existe uma vastidão de sistemas minimalistas, uma vez que eles, inclusive, são fáceis de criar. Muitos deles são versões de sistemas maiores – como Mundo de Masmorras, que é uma versão minimalista de Dungeon World. Dentre esses, alguns se destacam, por serem especialmente simples e divertidos de jogar.

Calisto: já comentado por aqui anteriormente, Calisto utiliza apenas 1d6 que durante um teste deve ser somado ao atributo ou perícia apropriada e atingir um valor-alvo. É um sistema nacional da Coisinha Verde, conhecido por Malditos Goblins e Mighty Blade.

Kids &Dragons: também já falado por aqui, o sistema foi criado pelo pessoal da Flying Ape e se trata de um tipo de adaptação da mecânica clássica de Advanced Dungeons & Dragons, com CA decrescente e tudo mais!

Microlite20: uma das melhores versões minimalistas de D&D (porque existem muitas!).  Possui bastante material de suplemento e embora seja originalmente em inglês já existem versões traduzidas de vários dos pdfs. Com três atributos básicos e mecânicas exclusivamente fundamentais, suas regras podem ser resumidas uma página apenas.

Searchers Of The Unknow: um dos sistemas minimalistas mais legais que você pode encontrar, com regras extremamente simplificadas. A grande ideia é deixar as fichas de personagem tão simples quanto uma ficha oldschool dos módulos básicos das primeiras versões de D&D. Dessa forma, um personagem poderia ser resumido em apenas uma linha! Com inúmeros suplementos e expansão, ganhou uma versão “The Collection” onde os melhores estão compilados. Infelizmente ainda não foi traduzido para o português, exigindo certo conhecimento da língua inglesa...


EDIT: Um dos aventureiros que acompanham o blog nos enviou a versão traduzida de Searchers Of The Unknown, então fica aqui a versão BR pra quem se interessar!

Mundo de Masmorras: imagine um Dungeon World simplificado cujas regras podem ser resumidas em aproximadamente 8 páginas. Mundo de Masmorras trabalha com a mecânica básica de DW e conta com quatro classes, cada uma especializada em uma perícia particular. As classes tem ainda certas variações entre si, podendo ser customizadas a gosto do jogador.

No Encalço Da Aventura: meu xodó que guardo no coração, NEDA une alguns elementos de Searchers Of The Unknow com a mecânica de testes de Dungeon World. Idealizado pelo pessoal do QuimeraRPG, se trata de um RPG nacional que vale muito a pena ser rolado numa mesa.

O RPG se trata de uma narrativa conjunta que busca a diversão através da ficção criada coletivamente. Sendo assim, é vital dar maior importância à história do que às regras, e nesse contexto RPGs minimalistas cumprem divinamente seu papel. Mas e vocês, o que acham de RPGs simplistas? Comentem aí!


EDIT 2: Nosso aventureiro Alexandre Grasseli mostrou aqui nos comentários o projeto dele, um manual minimalista de apenas 8 páginas, então, é claro, resolvi compartilhar o sistema do mesmo por aqui.

Unicandrus 2d6: com uma pegada levemente semelhante a Dungeon World, três atributos básicos e três focos – que seriam algo parecido com um arquétipo –, este sistema contém regras completas em apenas oito páginas.


{ 6 comentários... read them below or Comment }

  1. Muito bacana.
    Meu inglês não é dos melhores e eu não consegui entender direito o segundo exemplo do ataque no Searchers Of The Unknow...
    Attack: roll 1d20 and add the attackers level (HD) plus the targets AC and any modifiers. If the total score is 20 or higher, it’s a hit. Example: to hit an AC 6 orc, a 3rd level adventurer needs an 11 or higher.

    Como ele achou o 11?

    ResponderExcluir
  2. Encontrei ele traduzido no Scribd...
    https://pt.scribd.com/mobile/document/33686154/Searchers-of-the-Unknown-Traduzido#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que incrível! Vamos postar o link por aqui, valeu, Everson

      Excluir
  3. Achei também em algum lugar que não lembro kkkkkkk.
    Tem ele é o "suplemento" de raças.
    Posso passar por e-mail.

    ResponderExcluir
  4. Em termos de Microlite20, que está incluso nessa matéria, ajudei a traduzir boa parte do material central. Segue o link desse sistema em pt-br:

    https://www.gurpzine.com.br/microlite20-traduzido/

    ResponderExcluir
  5. The Black Hack também é uma sugestão interessante aos amantes de rpg minimalista.

    PDF:
    https://drive.google.com/open?id=1gXi5g4aUU7Ai7TcMBAIB5aLhCYDrRDZr

    Site com diversos materiais:
    http://guildadosmestres.com.br/the-black-hack-br-repository/

    ResponderExcluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -