Posted by : VMaia quinta-feira, 23 de junho de 2016


Foi-se o tempo em que o bom e velho Role Player Game era coisa feita de forma totalmente analógica. Desde o surgimento dos RPGs eletrônicos que a tecnologia e suas ferramentas tem sido aplicadas a esse nosso querido hobbie.

Nessa era de smartphones, tablets, netbooks, androids, aplicativos (apps) e etc. a tecnologia e seus recursos ainda continuam a alcançar o nicho rpgistico da sociedade. Por isso eu trago a vocês uma pequena lista de apps para seu sistema android que podem ser úteis na hora de você e seus amigos rolarem os, tão difíceis de encontrar, dados de RPG. 

  •  D20 Loaded Dice Roller: Além de possuir todas as opções de um rolador de dados normal, com todos os tipos de dados, configuração de sequência de roladas, etc. também possui uma ferramenta de controle sobre a sorte dos dados, eliminando margens indesejáveis. Você pode configurá-lo para nunca rolar intervalos de resultados, como dado mínimo, máximo, 1-10 em um d20, por exemplo. Isso pode acabar com a diversão do seu jogo se você gosta de jogar no estilo venha o que vier, com tanto a chance de rolar falhas como acertos críticos.  Se usar os mesmos parâmetros de dados para PC’s e NPC’s, o jogo não ficará desequilibrado, já que todos terão bons dados. Muito útil em jogos onde se quer passar níveis de poder elevados, sem nunca haver falhas criticas reais, apenas falhas circunstanciais.
  •  Dice Companion: um rolador de dados simples, mas eficiente. Possui todos os dados, sequencia de roladas de dados, e opção de rolar as habilidades de um jogo do sistema d20. É leve e consume pouco da ram de seu aparelho, rodando rápido.
  • Spellbook - d&d 3.5: com todas as magias open license da edição 3.5. esse app se diferencia por além de agilizar as buscas das descrições de magia de suas classes conjuradoras, possuir o recurso de adicionar suas próprias magias. Ou seja, mesmo que seja compatível apenas com o livro básico do 3.5 você pode, se tiver paciência, criar um compendio de magias de qualquer edição ou cenários. Além de suas próprias inventadas. Pode requerer internet para consultas no google de magias que não possui em sua biblioteca.
  •  Spells container: biblioteca de magia com as magias das classes conjuradores de 3.5. Também possui a opção de adicionar magias em sua biblioteca. Trás como diferencial o recurso de ligar as magias com descrições idênticas, como por exemplo proteção contra o mal/bem/caos/ordem.
  • Hero shopping list: em sua versão beta apenas. Possui os preços de todos os equipamentos básicos do D&D 3.5 e do Pathfinder. Promessa da desenvolvedora que contará em sua versão oficial com equipamentos obra-prima, armas magicas +1 e armas de prata.
  • AD&D toll:Random encounters: apesar do nome é um aplicativo compatível com D&D 4 ed. Disponibiliza tudo que um encontro aleatório precisa: experiência, tesouros, status do monstro e categoria de encontro com monstros que andam em grupo.
  • RPG Encounter: Mais do que um gerador de encontros, esse aplicativo ajuda aos mestres e narradores de muitos tipos de jogos e sistemas por trazer ideias de aventuras e aventuras pré-prontas. Dá suporte para d&d, pathfinder, AD&D, warhammer, FRP, D20 system, storyteller, entre outros. Conta com mais de 1500 encontros, quest, locais, campanhas e ideias. Basta escolher um dentre os muitos modelos de jogos, fantasia rural, fantasia urbana, horror, sci-fi, futurístico, espacial, mundos aquáticos, mundos desérticos e etc. O usuário ainda pode personalizar um modulo próprio, usando o aplicativo para criar campanhas em seu universo.
  • Songs & Dragons: gerenciador de áudio para suas campanhas. Ele não possui nenhum áudio em sua biblioteca, você é quem precisa fazer uploads de seus sons. Serve para criar eventos com sequencia de áudios predefinido. Além de ter a opção de rodar várias faixas de áudios ao mesmo tempo. Funciona melhor em tablets que smartphones.
  • RPG map: Criador de mapas com três tipos de cenários distintos. Fantasia, horror e sci-fi.. Cor da grade personalizada. Tamanho do mapa variável, adiciona descrições no mapa, adiciona informações que apenas o mestre pode ver. Classifica as imagens como três tipos de objetos: tokens de PC’s e NPC’s; azulejos (o mapa em si); e objetos de decoração (apenas desenhos). O melhor dele é que possui auto-save. Você não corre o risco de perder alterações ou criações por ficar sem bateria ou outros imprevistos.
"Apple Store"

Todos estes aplicativos podem ser encontrados na google store e são gratuitos para seu sistema android. Infelizmente todos estão em inglês. 

Nenhum desses apps foi utilizado ainda por nós do Critico 6, por isso essas são descrições tiradas direto dos próprios apps. Caso você utilize algum, deixe sua classificação e comentário. Deixe também suas sugestões de app. Ajude-nos a divulgar e facilitar a entrada de outras pessoas no RPG.

Tio Victor, um dinossauro vagando em plena era digital.

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. Outros aplicativos para Android, gratuitos!
    https://play.google.com/store/apps/dev?id=8538827118949800674&hl=pt_BR

    Outros serviços: http://rpgautomails.com

    ResponderExcluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -