- Back to Home »
- Criaturas , Gancho de Aventura , Mestres , Old School »
- Encontros Aleatórios - Mitologia Brasileira + Pitada de UFOlogia
Posted by : luh reynaud
quarta-feira, 18 de abril de 2018
Saudações, bandeirantes
e cangaceiros! É bem sabido que, embora tenhamos uma cultura riquíssima em
nosso país, a visão “eurocêntrica” domina a mídia – e em nosso caso, o RPG.
Várias páginas da internet chegaram a discutir a valorização das histórias
brasileiras, os mitos, as lendas urbanas e, dentre elas, algumas mídias
RPGísticas – A Bandeira do Elefante e da Arara, O Desafio dos Bandeirantes
e Jaguareté, só para citar alguns
livros voltados ao folclore nacional.
Com isso em mente e
inspirado pelo clima de fantasia
estranha, resolvi montar uma tabela de encontros aleatório englobando
apenas conteúdo dos mitos e lendas urbanas nacionais – e no fim, para aumentar
ainda mais a sensação de estranheza, uma pitada de, sim, ufologia! O resultado
dessa gororoba não poderia ser nada além de uma fantasia misteriosa e repleta
de segredos e encontros épicos!
Encontros
Aleatórios – Planície
d10
|
Encontro
|
1
|
Uma pequena
caravana de mercadores atravessa o local.
|
2
|
Um grupo de 1d6
urubus sobrevoa o grupo. Caso haja algum personagem com ferimentos, eles
prontamente o atacam.
|
3
|
Uma pisadeira ataca
enquanto o grupo dorme: esta estranha bruxa se alimenta de sonhos enquanto
gera pesadelos ao adormecido.
|
4
|
Ao pisarem num
antigo local sagrado, os aventureiros despertam a fúria de 1d10 ancestrais
nativos lá enterrados que se levantam como espíritos.
|
5
|
Uma tempestade
furiosa obriga os aventureiros a procurem abrigo.
|
6
|
Uma rocha com o
formato de uma grande caveira no meio de uma área deserta de vegetação e
vida.
|
7
|
Um misterioso
andarilho pede abrigo ao grupo.
|
8
|
A cena de um
ataque: um cadáver carbonizado e rastros de cascos demoníacos por todos os
cantos.
|
9
|
Um estranho
inseto-barata gigante cruza o caminho dos aventureiros, ele é perigoso, pois
expele ácido por seu pequeno ferrão.
|
10
|
Um estranho objeto
metálico e prateado chama a atenção do grupo. Ao tocarem o item, o mesmo
lança um estranho raio esverdeado antes de quebrar por completo.
|
Encontros
Aleatórios – Floresta
d10
|
Encontro
|
1
|
Há um arbusto
próximo aos heróis cujos frutos se assemelham a olhos curiosos. Apesar da
aparência, os frutos possuem capacidades curativas.
|
2
|
Um incêndio se
alastra ao redor dos heróis obrigando-os a fugir. Por entre as árvores é
possível ver o vulto de um ser serpentino gigante que parece absorver as
chamas.
|
3
|
Um mapinguari
furioso ataca os heróis: seu corpo é roliço e peludo, sua cabeça é um globo
ocular e em seu abdome repousa uma perigosa bocarra.
|
4
|
Uma luz
extremamente brilhante chama a atenção do aventureiro mais aquém da trilha.
Caso siga o brilho, o herói encontra um garotinho desmaiado sobre um tronco.
|
5
|
Uivos são ouvidos
por toda a floresta: uma criatura bestial se revela durante a noite de lua
cheia.
|
6
|
Uma onça faminta
espreita os aventureiros furtivamente.
|
7
|
Dois porcos-do-mato
raivosos disputam território.
|
8
|
Um grupo de 1d8
sacis caóticos e barulhentos começa a saltar ao redor do grupo, puxando suas
orelhas e roubando seus equipamentos.
|
9
|
Encontram um pacote
de ervas de fumo e uma garrafa de bebida por cima de um toco de árvore. O que
eles não sabem é que aquilo é uma oferenda à Matinta Perêra, uma terrível
bruxa-pássaro.
|
10
|
A calmaria das
nuvens é atrapalhada por um estranho objeto prateado que voa ao longe no céu,
uma visão apurada revela o que parece ser um veículo aéreo metálico.
|
Encontros
Aleatórios – Pântano
d10
|
Encontro
|
1
|
Uma luz dourada
atrai os aventureiros para uma fonte de ouro a ser garimpado.
|
2
|
Um quibungo,
criatura bestial cuja imensa bocarra se encontra nas costas, ataca os
personagens com sua fome insaciável.
|
3
|
Um negro d’água,
criatura aquática traquina, ataca enquanto os aventureiros atravessam um rio.
|
4
|
Ao seguirem os
rastros de um tipo de lagarto bípede, encontram a cabana do que parece ser
uma bruxa-jacaré.
|
5
|
Uma rasga-mortalha,
tipo de coruja branca, ataca o menor ser do grupo. Costuma ser símbolo de mau
presságio pelos nativos.
|
6
|
Uma gigante sereia
de água doce atrai o grupo para seus domínios.
|
7
|
Um grupo de 1d8
jacarés furiosos disputa uma presa enquanto os aventureiros atravessam o rio.
|
8
|
Uma árvore
retorcida cujo tronco apresenta entalhes semelhantes a rostos em sofrimento.
|
9
|
Uma cobra sucuri se
encontra escondida no caminho que os heróis atravessam e, caso incomodada, dá
um bote antes de fugir pelo terreno.
|
10
|
Algo cai do céu,
próximo aos aventureiros. Ao averiguarem, os mesmos encontram um cadáver de
um ser inumano portando estranhos equipamentos.
|
Encontros
Aleatórios – Cidade
d10
|
Encontro
|
1
|
Um grito feminino
chama a atenção dos personagens: ao averiguar num beco próximo, é possível
ver uma moça sendo carregada à força por uma figura de enorme cabeça em
formato de cuia.
|
2
|
Um grupo de
mercadores forasteiros relata a existência de uma monstruosa criatura além
das montanhas. Além das lendas, eles trazem itens diferentes de suas terras.
|
3
|
Um admirador
secreto de um dos personagens se revela e cede como prova de seu afeto um
muiraquitã, um amuleto de sorte em forma de sapo.
|
4
|
Na barraca de um
mercador, uma garrafa comporta o que parece ser um pequeno diabinho.
|
5
|
Uma mulher discursa
no meio da praça acerca de uma aparição de um clérigo sem cabeça que aparece
todas as noites numa rua próxima.
|
6
|
Um grupo de
populares atravessa a cidade num ritual fúnebre a uma garotinha morta.
|
7
|
Um aventureiro
famoso carrega uma onça enjaulada que capturou na floresta.
|
8
|
No meio da
multidão, uma mulher extremamente pálida e bela sussurra a um dos
aventureiros que deseja encontrar-lhe durante a noite.
|
9
|
Crianças correm
para suas casas ao verem uma estranha carruagem negra passar pelas ruas.
|
10
|
A cidade está em
polvorosa: vários moradores relatam que na noite anterior viram um ponto
brilhante que descia no céu. Na mesma noite, uma criança desapareceu de seu
quarto sem deixar vestígios.
|
Encontros
Aleatórios – Deserto
d10
|
Encontro
|
1
|
Andarilhos do
deserto encontram os aventureiros e trocam informações por mantimentos.
|
2
|
Numa vila fantasma,
cadáveres de mercenários recusados pelo paraíso e pelo inferno reanimam-se,
atacando em eterna fúria.
|
3
|
Durante a noite, o
relincho de um animal chama a atenção: a figura de um menino montado num
cavalo os observa de longe. Caso seja de alguma forma reverenciado, trará boa
sorte. Caso os aventureiros ajam de forma hostil, serão amaldiçoados.
|
4
|
Um bando de animais
do deserto, talvez crias de uma vila próxima, é encontrado dizimado, todo o
sangue dos animais drenado de seus corpos.
|
5
|
Uma moça busca
proteção contra Labatut, uma criatura humanóide peluda e de presas de javali.
Dizem que ele pode ouvir sussurros a quilômetros de distância.
|
6
|
Frutos de um
imponente arbusto chamam a atenção dos aventureiros. Contudo, por serem
amaldiçoados pelo povo que há muito lá viveu, quem comer do fruto irá
libertar terremotos pela região.
|
7
|
Um pequeno lagarto
com uma pedra vermelha na testa cruza o caminho dos aventureiros durante o
dia. Durante a noite ele se transforma numa linda mulher muda.
|
8
|
Um túmulo muito bem
trancado e repleto de itens religiosos ao redor. Ao alguém se aproximar, é
possível ouvir gritos esganiçados femininos de dentro do mesmo!
|
9
|
Uma planta
conhecida como “espada-de-são-jorge” representa proteção para aqueles que a
usarem como amuleto.
|
10
|
Um casebre
abandonado no meio da região desértica apresenta abrigo aos aventureiros. O
local é decorado com estranhas runas que, caso lidas corretamente, revelam a
localização de uma estrela distante.
|
Muito bacana estas tabelas, parabéns.
ResponderExcluirValeu, continue acompanhando!
ExcluirDaora, boa idéia...
ResponderExcluir