Posted by : luh reynaud domingo, 24 de maio de 2015

Atormentador, não?
Saudações, vingadores sagrados! Hoje vou fazer uma pequena introdução acerca da história do cenário Tormenta no Brasil, para que, numa postagem posterior, possa apresentar seu sistema atual, o Tormenta RPG! Então vamos lá!

 J. M. Trevisan, Rogério Saladino e Marcelo Cassaro na RPGCON

Criado por Marcelo Cassaro, J. M. Trevisan e Rogério Saladino (o conhecido Trio Tormenta), Tormenta nasceu nas páginas da já falecida Dragão Brasil em 1998, como um cenário genérico para Daemon, AD&D e 3D&T. Inesperadamente o cenário foi um sucesso nas bancas, tendo aceitação praticamente geral, o que obrigou o Trio Tormenta a seguir em frente com o projeto.

Holy Avenger foi um mangá de grande sucesso nacional

Em seguida começa a ser publicada a série de mangás de Tormenta Holy Avenger que conta as aventuras de Lisandra, Sandro e Niele em busca dos Rubis da Virtude, de roteiro de Cassaro e arte da famosa Erica Awano. O mangá também fez muito sucesso, o que apenas aumentou a popularidade do cenário.

A crescente quantidade de informações obrigou a criação de novas edições e revisões, inclusive a criação de uma nova edição com as regras de Daemon. Em 2003 foi lançada outra edição, seguindo os parâmetros da licença aberta OGL do Sistema D20, o Tormenta D20.



Com o passar do tempo o cenário fez tanto sucesso que as matérias publicadas na Dragão Brasil passaram e ser insuficientes, e o Trio Tormenta passou para uma nova editora, lançando a Revista Tormenta. Em 2005 os autores passam a trabalhar com outras editoras, com novas revistas e projetos. No mesmo ano a editora Jambô revisa Tormenta para as regras de D&D 3.5.

Entre indas e vindas, Cassaro, Trevisan e Saladino se desvencilham de outras editoras e conhecem Gustavo Brauner, Guilherme Dei Svaldi e Leonel Caldela, e se unem, formando o Trio Tormenta Ultimate e passando para a Jambô.

Capa da Edição Revisada no estilo "1d6+1 NPCs fazendo pose pra foto"

Em 2010, escrito pelo Trio Tormenta Ultimate, é lançado o Tormenta RPG, seguindo a linha de Star Wars Saga e Pathfinder RPG, e foi, este sim, um enorme sucesso. Em 2013, finalmente, é lançada a Edição Revisada, contendo as erratas do livro anterior e conteúdo extra (além de uma capa muito mais chamativa...). Desde então são lançados suplementos para Tormenta RPG, que complementam e deixam o cenário cada vez mais vivo e pulsante.

Hoje em dia Tormenta é o cenário de RPG mais popular de todo o  Brasil, lar de várias histórias épicas, como os mangás DBride, Holy Avenger, Dungeon Crawlers, Ledd e o mais novo 20 Deuses, além de romances como a Trilogia do Inimigo do mundo e Crônicas da Tormenta.

Tormenta cresceu, amadureceu e agora é um cenário grande, forte e independente, amado pelos RPGistas brasileiros.

Meu sonho de consumo!


Por hoje é só, vingadores, espero que tenham gostado! Numa postagem posterior farei uma resenha sobre o manual básico de Tormenta RPG. Mas e vocês, o que acham de Tormenta? Comentem aí!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -