Posted by : luh reynaud quinta-feira, 21 de maio de 2015



Saudações, jovens gafanhotos e pequenas libélulas! Sim, eu passei um tempinho inativo, peço perdão... Por motivos fortes (me mudei de cidade fiquei sem computador por todo esse tempo) não pude postar de jeito nenhum, mas chega de desculpas e ladainhas! Vamos direto ao que interessa!

Hoje falaremos de um tema importante no cenário RPGístico: as aventuras prontas. Uma ótima alternativa para Mestres que vão mestrar de última hora, não possuem material ou simplesmente querem expandir suas aventuras, pois unem versatilidade, informação, bons desafios e tramas bem desenvolvidas, que na minha opinião são o brilho das aventuras prontas.



Pontos positivos

Existem aventuras prontas em praticamente todos os sistemas, e nos mais variados gêneros - desde o horror à ação frenética. Isso dá certa versatilidade e mudança nos ares do seu jogo: mesmo que você use apenas aventuras próprias, experimente usar menos uma vez em sua campanha e sinta a diferença no estilo... Isso pode ser muito interessante!

Informações também são um quê a mais. É de se impressionar o quão bem preparadas são algumas aventuras prontas! Particularmente amo usar as aventuras de Tormenta RPG, por suas tramas bem feitas e enorme detalhismo!



Pontos negativos

O uso de aventuras prontas praticamente não possui pontos negativos. A única coisa ruim que pode acontecer é você querer seguir fielmente o que está escrito na aventura e restringir seus jogadores à aquilo que está previsto no jogo. Não faça isso! Embora seja legal seguir a história, lembre-se que a coisa mais linda no RPG é a liberdade que ele apresenta.

Ah, outra coisa: não se deixe restringir também. Isso mesmo, as aventuras prontas tornam tudo mais fácil, é verdade, mas lembre-se que elas não vão estar com o background do seu grupo incluído - isso é papel seu! NPCs importantes, ganchos próprios, até mesmo alterações podem e devem ser feitas.



O uso desse artifício pode ser de fato muito útil e um grande apoio no seu RPG. Mas e vocês, o que acham? Comentem aí!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -