Posted by : luh reynaud sábado, 31 de março de 2018



Saudações, nobres especialistas! Essa semana, uma discussão ateou fogo na comunidade RPGística, quando um post sobre “mestrar profissionalmente” foi compartilhado em grupos do Facebook, reacendendo um antigo debate: é certo cobrar para mestrar?

Para quem ainda não conhece o tema, vou explicar a questão da discussão: alguns mestres passaram a divulgar serviços de narração de RPG profissional em comunidades da internet, efetivamente cobrando para mestrar ao “gosto do cliente”, oferecendo opções de sistema, cenário, serviço a domicílio e etc. Muitos usuários foram totalmente contra, enquanto outros apoiaram o projeto. E vocês, o que acham?


É errado?

Todos sabemos que a atividade de jogar RPG é colaborativa, não há mestre sem jogador e todos da mesa se divertem quando uma boa história está sendo contada. Uma comercialização do ato de narrar pode ser um tanto injusta, uma vez que o mestre não disponibiliza o entretenimento sozinho, ele necessita da ajuda de todos para exercer uma boa experiência de jogo.

A cobrança pode acuar um pouco os jogadores, diminuindo seu papel de importância dentro da narrativa ou exacerbar seus egos, incitando-os a cobrar pelo fanservice, afinal, uma vez que esteja sendo pago, o mestre tem o dever de agradar seus clientes. Ambos os casos são pontos que atrapalham a evolução e divulgação do hobby.

Por fim, há mais um tópico negativo a se discutir quanto ao tema: a repercussão das cobranças para novos participantes que tenham interesse em adentrar ao RPG. Uma atividade com livros caros (já viram o valor dos livros de D&D?), materiais não tão comuns de serem encontrados e valor por hora de jogo não parece muito atrativo para eventuais interessados. Sinceramente, se confrontado com uma situação do tipo enquanto era iniciante, possivelmente ficaria com um pé atrás...


É certo?

Por outro lado, existem argumentos que defendem que não há nada de errado em cobrar para mestrar. Um dos mais utilizados é o de que mestrar dá um baita trabalho, exige esforço, dedicação e preparo por parte do narrador. Enquanto um jogador não necessita de preparo prévio para participar de uma aventura, o mestre geralmente deve ter de antemão ganchos narrativos, fichas preparadas, um bom conhecimento de regras, background dos acontecimentos, fichas dos antagonistas... É muito gratificante, mas dá muito trabalho. Entenderam o que quero dizer?

Analisando de forma específica, é possível observar que ao invés de afastar novos adeptos, o serviço profissional de mestrar pode facilitar a entrada de novos jogadores, uma vez que disponibiliza um mestre capacitado, pronto para sanar dúvidas e guiar os iniciantes – além do que poupa os mesmos da temerosa tarefa de mestrar na primeira experiência.

Ainda, esse tipo de pagamento pode servir como degrau para os mestres experientes que estejam necessitando de apoio em seu trabalho no meio RPGístico. Livros de RPG, assim como já dito anteriormente, são caros. O dinheiro recebido durante essas sessões podem muito bem colaborar para que o mestre persista, compre mais materiais, dê e sinta uma experiência de qualidade. Comprar material fortalece o RPG nacional, logo, pagar mestres profissionais também pode fortalecer o hobby!

Concluindo

Sabe, não acho errado cobrar pelo serviço de RPG se o mesmo for prestado com qualidade que equivalha ao valor.  Aqui valem algumas considerações importantes feitas por Cecília Reis Braga, créditos a ela:

“Pra alimentar a polêmica de Mestres de RPG pagos, eu vou dar um tutorial de como vender seu peixe como narrador :D

Como conseguir clientes como Mestre de RPG
1.            Compre um domínio e associe ele a um blog. Desative os comentários sem moderação para evitar os haters.
2.    No blog, poste fotos e descreva sua experiência como Mestre de RPG. Descreva claramente como é seu estilo de jogo e o que as pessoas podem esperar.
3.    Ofereça um cardápio para ajudar os clientes a escolher. Aventuras e sistemas raros podem ajudar a converter o pessoal mais conservador a experimentar seu serviço.
4.    Procurar nichos de fãs muito apaixonados e carentes de mestragem é um jeito de achar público.
5.    Pelamordideus, orce sua hora incluindo passagem e custo de material. Peça metade do preço para reservar o horário e metade depois - isso garante que ambas as partes não saiam no prejuízo, e evita clientes ixpertalhões.
6.    Você pode ganhar um pouco mais revendendo produtos, como dados, blocos de ficha e livros.
7.    Saiba que as pessoas vão estar esperando um profissional, por isso vá de boa aparência, com energia, estude o que você propôs a narrar e converse com os clientes para atender as expectativas deles. Isso inclui tirar o seu ego da jogada e trabalhar com fanservice, sim, se o cliente pedir.
8.    Você pode anunciar seus serviços em grupos de facebook, com anúncios pagos ou no boca a boca da sua cidade.
9.    Um ótimo jeito de garantir serviço constante e bem pago é trabalhar com centros culturais e empresas. Para isso, você vai precisar montar um pdf de um projeto, explicando detalhadamente o que você oferece, com design moderno e linguagem clara. Vale colar com outros profissionais para ofecerer algo mais rico. Aí você envia seu pdf para Sescs, Escolas e outros espaços.
10.  Seja, acima de tudo, profissional, gentil, comunicativo e respeitoso. As pessoas não querem pagar por um problema.”

Tornar o ato de mestrar rentável exige debates importantes sobre o que de fato é o papel do narrador e a forma correta de se monetizar o hobby. Mas e vocês, o que acham? Conhecem alguém que cobre por serviços? Comentem aí!

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Prefiro a diversão sem cobrança,porém saber que os livros de rpg são caros deu pra entender que tal idéia é boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora eu não veja nada de errado, eu não cobraria pra mestrar, prefiro deixar o ato de narrar somente como diversão também!

      O caso seria diferente caso eu fosse chamado pra narrar num evento específico, acho que esse seria um caso mais particular.

      Excluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -