Posted by : José "Toad" Barbosa quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Seja bem vindo cultista, puxe uma adaga e se prepare para o ritual!




É complicado dizer que a criatura que temos hoje será dissecada, já que ela é insubstancial. Com vocês, a Aparição, o primeiro espírito do bestiário de Shadow of the Demon Lord.



A ficha da criatura não será anexada aqui, então você pode precisar abrir o livro ou pdf para acompanhar melhor a dissecação.

Quem é a Aparição?
"Às vezes, almas do Inferno se libertam para levar o mal e sofrimento ao mundo. Uma parição se parece com uma área escura com forma humana. Uma luz vermelha brilha onde deveriam estar os olhos. Aparições entendem Alto Arcaico e o Idioma Comum, embora raramente falem."

Discernindo as vísceras:
  • A entrada da aparição é bem direta, almas que se libertam do inferno para causar mal e sofrimento. O que tenho a adicionar aqui é: O que aquele ser fez para sua alma ir para o inferno? Quanto de corrupção ele tinha? Quanto ainda tem?
  • Aparição é um espírito de dificuldade 100. Dificuldade máxima para um grupo de aprendizes, desafiadora para um grupo de especialistas, e mediana para mestres. 
  • A percepção da Aparição é boa e se torna ainda melhor sendo ela mais uma das criaturas com visão no escuro do bestiário. Aparentemente o escuro é nosso pior inimigo.
  • Em seguida temos uma defesa mediana e uma saúde baixa, mas que não deixa a desejar devido a um talento característico.  Ela não é tão fácil de atingir e, mesmo com pouca saúde, de ser derrotada.
  • Seus atributos são altos, porém como ser incorpóreo ela não possui o atributo força.
  • Deslocamento elevado e característica voador, são itens perfeitos para criar caos entre as vitimas.
  • A aparição tem muitas imunidades, e somado ao próximo talento, reduz consideravelmente o arsenal de alguns grupos.
  • Insubstancial: receber metade do dano físico que seu adversário causa, pode deixar muitos grupos baseados em não conjuradores em maus lençóis. Se considerarmos que os conjuradores aqui nem sempre são a principal fonte de dano então, esse talento se agrava.
  • Este espírito realmente voltou para fazer maldade, seu modificador de ataque é bem elevado e ainda conta com dádivas. O dano, porém não é alto, e se não diminuísse diretamente a saúde do alvo seria insignificante.
    É importante frisar que a saúde cai quando se leva dano desses ataques, pois normalmente apenas contabilizamos o dano, que ao igualar a saúde o personagem é nocauteado. Nessa situação, porém, o dano aumenta e a saúde abaixa, é praticamente considerar o dobro de dano, ou ainda mais maléfico, já que com a saúde diminuída a taxa de cura também cai.
  • Considerando que essa sequencia foi eficiente o bastante e alguém sucumbiu, outra aparição se ergue do corpo da vitima, para tornar a experiencia mais calorosa.
  • Ter uma mobilidade tão marcante não serviria de nada, sem poder abusar dela, é por isso que a aparição pode desencadear um deslocamento sem abrir a guarda para ataques livres.
  • Contudo, talvez ela seja forte demais, talvez tenha acuado as vitimas que não tem capacidade o suficiente contra ela. Então resta esperar que o raiar do sol espante maus espíritos. 

Análise das notas:
A aparição tem uma temática ótima para casas e terrenos mal assombrados, prisões e manicômios cruéis, cemitérios e covis, famílias e gangues malignas. Novamente, eu diria para pensar no que levou aquela alma para o inferno, quais atos corromperam ela e o quanto ainda faltava para ela ser purificada.

Como possui um deslocamento bem significativo qualquer terreno é proveitoso, melhor aberto que fechado. Ainda assim, é ótimo que o local seja escuro, em caso de um ambiente a céu aberto a aparição ainda luta contra o tempo, pois o sol irá destruí-la. Com um certo esforço pode fazer o controle de uma área de 43 metros cúbicos, o que é significativo, não chegando a ser uma distancia longa, mas ainda é o dobro da média. Para isso seria feito uso de sua ação desencadeada, seu deslocamento, uma investida e um ataque estocada, o que resultaria em um ataque sem dádivas.

Em se tratando de seus ataques, é possível comparar a aparição com o alcatrão vivo no quesito consumo de recursos, enquanto o alcatrão estraga o equipamento das vitimas, a aparição age diretamente na resiliência, estragando o recurso saúde. Contudo, esse espírito não tem o porte de ser apenas obstaculo, pois para ele, matar uma vitima implica em obter reforços. Pensando nisso, acredito que seus ataques focariam os alvos mais frágeis primeiro, em especial conjuradores, por terem mais eficiência ao causar dano. As aparições se manteriam atacando os alvos mais fracos e voando para longe, em uma área aberta dificilmente estariam a menos de 10 metros após agirem.

A cada vitima que a aparição faz o jogo se vira mais em seu favor, enquanto ela continua com sua dança de bater e correr. Provavelmente ela não precisa, ou não estaria acompanhada de nenhum outro tipo de criatura, ainda que para enfrentar um grupo de mestres fosse preciso de reforços. Esses talvez seriam outras aparições. Ao pensar em quem acompanharia essas almas fugidas do inferno, apenas consigo pensar em Barghests e Furias que tenham vindo caça-las. Você consegue pensar em mais algo?

  • O executor Ierlen Costa fala do problema que pode causar matar um capitão bandido e ele fugir do inferno para caçar vingança.
  • O sacerdote profano Lucas RC Correia menciona a semelhança das aparições com dementadores, criaturas da dimensão de um magico chamado Harry Potter. Sugere que a "lâmina de sombras" usada por essas criaturas pode ser interpretada como uma espada, um punhal ou até mesmo garras. E ainda que o ambiente ideal para elas aparecerem seriam locais abandonados ou "uma fenda no mundo real para uma necrópole", que ele diz ser uma cidade em outra dimensão, habitada por fantasmas.

Como enfrentar o maldito?
Agora, se você pretende enfrentar essa alma corrompida, você precisará anular as forças dele e se aproveitar das fraquezas. Duhh.

Esse talvez seja um dos combates mais difíceis de se lutar até aqui. Seus combatentes corpo-a-corpo são inúteis, seus combatentes à distancia são ineficientes (se não forem conjuradores) e seus conjuradores são alvos.

A aparição dificilmente vai estar ao alcance de um ataque corpo-a-corpo normal ou irá desencadear um ataque livre, ela sempre irá voar para longe. A chance de atingi-la dessa forma é preparando um ataque para quando ela entrar no seu alcance, o que é beneficiado com uma dádiva, mas ainda irá causar apenas metade do dano. E, a menos que metade de seu dano seja relevante,  talvez usar ações como distrair ou desarmar para proteger o conjurador sejam opções melhores.

Para atacantes a distância e conjuradores o processo é mais simples, atacar e buscar meios de se proteger dos ataques, mas de preferencia ficar colado com os combatentes corpo-a-corpo para que eles possam preparar gatilhos. E principalmente, NÃO SER INCAPACITADO.


Por fim, comentem o que acharam da nossa tese e que órgãos esquecemos de abrir e qual operação precisa ser refinada.

{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. Vamos alimentar essse post com muitas almas incautas! muahaha

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo. Ainda não usei aparições, mas esse post pode dar boas ideias.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, usarei uma dessas na minha campanha de hoje. Achei muito interessante esse "Dissecando", espero encontrar sobre mais monstros!

    ResponderExcluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -