Posted by : luh reynaud terça-feira, 18 de outubro de 2016


Saudações, amigos virtuais! Hoje em dia, com o advento da nossa querida internet, se tornou mais fácil encontrar pessoas com gostos em comum com os nossos. Aproveitando-se disso, a comunidade RPGística pode se unir e assim crescer, coisa que se pode verificar através dos inúmeros fóruns, comunidades e páginas online relacionadas ao RolePlaying Game. A consequência foi o interessante “intercâmbio” entre RPGistas de regiões e até mesmo países diversos! Com tantos praticantes do hobby num lugar (virtual) só, foi inevitável: surgiu o RPG de Mesa online!

RPGistas, uni-vos!

Diferente dos RPGs Eletrônicos online, que cedem uma plataforma completamente pronta para o exercício de um jogo específico, o RPG de Mesa online reúne pessoas para a narração conjunta e meramente imaginária de uma história. A modalidade virtual do RPG de Mesa surgiu da união de dois fatores: a necessidade de interação entre RPGistas de lugares diferentes e a facilidade do encontro online.

Para muitos que não possuem outros jogadores na região onde moram, o RPG de Mesa virtual se trata da única opção viável para a prática do hobby. Do mesmo modo, muitos gostam da facilidade de reunião da prática online, uma vez que todos podem participar sem saírem do conforto da própria casa!

Existem vários meios de se jogar através da internet, tais como sites e programas especializados, fóruns, grupos no Facebook, chamadas via Skype e até mesmo WhatsApp. Dentre os sites e programas, encontramos principalmente RRPG FireCast, Taulukko e Roll20, que recomendo fortemente.

Para um bom uso de uma mesa online, é necessário manter algumas “regras de convivência”, já que através da internet vários problemas podem surgir... Sendo assim, que tal listarmos os passos para ter umas boas jogatinas virtuais?

1 – Procurando aventureiros

Às vezes é necessário buscar bem nas tavernas da internet, mas em geral fórum e sites relacionados já possuem um bom pessoal só esperando pela próxima aventura. Certifique-se de arranjar pessoas dedicadas, ninguém gosta daqueles jogadores que comparecem a apenas uma sessão e já somem...

Vale também chamar os amigos que moram em outras cidades ou estados, ou mesmo aqueles que agora possuem várias responsabilidades e só podem jogar virtualmente. O importante é ter um bom grupo!

2 – Marcando o horário

Tentem combinar um horário legal em que todos possam estar livres e online. Muitas vezes uma madrugada ou uma tarde no fim de semana são suficientes, mas isso varia de grupo para grupo. Tenham em mente também que RPG de Mesa virtual é mais demorado que o normal, uma vez que vocês terão de escrever e organizar tudo à distância, contudo, se o grupo souber como proceder, as sessões podem ser mais dinâmicas e rápidas!

E você, aventureiro que nunca sabe se estará ativo na hora, por favor, não marque se não pode aparecer!

3 – Escolhendo a plataforma

Aqui é a parte em que vocês decidem por onde irão jogar. Como já foi citado, RRPG FireCast, Skype ou mesmo WhatsApp são boas opções. Certifiquem-se de que todos saibam manipular os comandos para não se atrapalharem na hora do jogo!


4 – Evitando imprevistos

Somos roladores de dados e estamos acostumados com a aleatoriedade... Por isso mesmo devemos tomar cuidado para que imprevistos não atrapalhem a jogatina! Sendo assim, sempre é bom chegar mais cedo e manter todos os seus companheiros de mesa atualizados sobre qualquer problema. Se tiver de faltar avise o quanto antes!

Testem todos os equipamentos antes da aventura: internet, grid de combate, áudio, componentes visuais e tudo mais. E não se esqueça de ter todos os livros por perto – sejam físicos ou em pdf.

5 – Mantendo a ordem

Se deixarem, uma mesa pode ser tão barulhenta quanto uma taverna cheia de aventureiros bebuns, e isso não é diferente numa mesa virtual. Saiba que ruídos, delays e lags atrapalham bastante, por isso mantenham a ordem e falem um por vez, pausadamente e num ambiente calmo.

E pelo amor dos deuses, larga os papos e foca da mesa!

6 – Vamos nos divertir!

Nunca, mas nunca mesmo se esqueça da regra máxima do RPG: divirta-se! Claro que jogar virtualmente pode não ser tão legal quanto presencialmente, em volta de uma mesa, mas pode ser extremamente compensatório e render umas boas risadas – e várias histórias épicas para serem contadas. Basta assistir as inúmeras streams que já existem no Youtube e ver o quanto pode ser incrível.


RPG é sobre se reunir com pessoas que você gosta, contar boas histórias juntos e rir, se sentir bem. Não importa o lugar – seja na casa da sua vó, numa lanchonete ou num chat online. Então, não arranje desculpas, vamos jogar!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -