Posted by : José "Toad" Barbosa quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Seja bem vindo cultista, puxe uma adaga e se prepare para o ritual!


Hoje traremos à nossa mesa de estudo o monstro Acorrentado, o morto-vivo horripilante, tamanho 3 e primeira criatura do bestiário do livro base de Shadow of the Demon Lord.


A ficha da criatura não será anexada aqui, então você pode precisar abrir o livro ou pdf para acompanhar melhor a dissecação.

Quem é o Acorrentado?

"Um acorrentado é criado a partir da união de uma dezena ou mais de cadáveres animados para formar uma gigantesca monstruosidade com forma humana. Ele se move em uma marcha arrastada, esmagando os corpos que compõe suas pernas sob seu peso, com correntes fazendo um som estridente sendo arrastadas atrás dele. Acorrentados protegem locais importantes para necro-mantes, cultistas e outros seres de poder malévolo."

Discernindo as vísceras
  • Através da descrição podemos notar que ele é usado por criaturas vis para guardar locais importantes, provavelmente: cofres de itens mágicos, de tesouros, de conhecimentos, a sala de um prisioneiro, ou uma sala onde ocorrem rituais.
  • Ele possuí Tamanho 3, o que seria aproximadamente 4,5 metros de altura. Ocupando uma área de 3x3 quadrados em um grid. 
  • A percepção não é das melhores, porém possuí visão no escuro.
  • Sua defesa é baixa, sendo um alvo fácil atingir. Intelecto e Agilidade também são.
  • Seu deslocamento é de apenas 8 metros.
  • Quando fica ferido o Acorrentado libera cadáveres animados.
  • Devido ao seu tamanho avantajado e à característica de seu ataque, ele tem um alcance de 5 metros de distância. Podendo alcançar 6 metros utilizando a opção de ataque estocada.
  • O ataque do acorrentado é feito duas vezes, e devido aos modificadores não é tão difícil ativar o efeito 20+, que puxa a vitima para si. Onde ela sera afetada pelo Fedor.
  • O Acorrentado possui uma "aura" de 5 metros que debilita criaturas. Esta, atuando juntamente com seu ataque, que pode puxar o alvo para próximo, se torna uma arma perigosa.


Análise das notas

Considerando seu tamanho, deslocamento e alcance de ataque, ele poderia ser facilmente posicionado em um salão ou antecâmara larga podendo afetar boa parte dela. Caso essa tenha 16 metros de comprimento por exemplo ele poderia facilmente atingir uma criatura na extremidade oposta à dele em apenas um turno lento. Sendo essa praticamente uma distância média. Ele ainda poderia alcançar uma criatura à 22 metros, fazendo uma investida com estocada, o que lhe daria duas perdições, não é uma boa escolha, porém é possível.

O local onde estaria não precisaria ser iluminado, até deveria ser escuro, onde seus senhores provavelmente passem usando tochas ou lanternas. Sendo um local escuro o Acorrentado possui a vantagem da visão.

Em combate ele provavelmente buscaria manter o máximo de criaturas à curta distância dele, para assim afetar o maior número de alvos com Fedor.

Devido a sua baixa defesa, ele provavelmente não seria o único guardião do local, por ser fácil de atingir, o que faz com que seja relativamente rápido sobrepujar um Acorrentado. Possivelmente estaria acompanhado de cadáveres animados. Os quais se beneficiariam da debilidade dos opositores causada pelo Fedor.

Seu ataque também pode lhe propiciar uma forma de dar auxílio a seus aliados, afastando os oponentes de aliados feridos, focados ou cercados.

Conselho dos cultistas

  • O sacerdote profano Lucas RC Correia indica o uso de fossos na sala, fazendo com que o alvo seja arrastado para eles. Nessa mesma linha de pensamento, podem ser usadas armadilhas e outros perigos para o qual a vítima será arrastada.




Como enfrentar o maldito?

Agora, se você precisa enfrentar essa criança, você precisará anular as forças dele e se aproveitar das fraquezas. Duhh.

Tenha em mente que a grande força dessa criatura é manter o alvo no combate corpo-a-corpo, tanto que seu ataque busca facilitar essa possibilidade tendo um efeito que puxa o alvo, uma vez perto você sofrerá com Fedor. Sendo assim, mantenha ataques a distância o máximo que puder, esteja sempre a uma distância longa e se mantenha movimentando. 

Atacar melee, mesmo podendo se afastar em seguida não é uma opção muito proveitosa, você acabará conseguindo se deslocar por volta de uns 16 metros no máximo, e esse é o alcance do Acorrentado. E nesse caso ele buscará lhe trazer para perto, onde cadáveres animados lhe esperam.

No caso de uma sala estreita, onde manter a distância não é uma opção, o grupo deve ignorar os demais alvos, priorizando derrubar rapidamente o Acorrentado, antes que sua aura cause estrago. Por sua defesa ser muito baixa essa atividade não será difícil, não se fazendo necessário que 4 flanqueiem ele.

Por fim, comentem o que acharam da postagem e o que acham que faltou ou pode melhorar.

{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. Muito boa a análise. Continue trazendo mais. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio. Pretendo que seja semanal, então pode ficar de olho que tem muito bicho ainda

      Excluir
  2. Adorei a análise dessa aberracao! E ficou melhor ainda com as sugestões de como fazer uso dele. Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -