Posted by : luh reynaud terça-feira, 14 de julho de 2015


Saudações, jovens cartógrafos! Quem já criou cenários próprios sabe o quanto é difícil desenhar um bom mapa. Ou você contrata um bom ilustrador (talvez você mesmo seja ilustrador) ou faz através de programas de computador, que muitas vezes são complicados ou pagos. O que achariam de um meio prático, simples e rápido de se fazer mapas para o seu mundo de fantasia? Inkarnate é um meio de criar mapa sem precisar baixar programa, nem nada, direto no navegador, com várias funcionalidades interessantes. 


Inkarnate é um conjunto de ferramentas para o uso no Roleplaying Game que por enquanto possui apenas a função de cartografia e ainda em versão beta. O projeto promete! Bom, mesmo sendo apenas a versão beta, o Inkarnate Worlds é muito útil pra a criação de mapas fantásticos, bastante apenas criar um Login ou entrando com seu Facebook mesmo. Agora você está numa tela de configuração onde poderá clicar em “Create” para criar seu mapa.


Aqui você possui uma barra de ferramentas com várias funções, sendo a primeira delas, a pá, a de esculpir. Com ela você cria a terra, o solo do seu mundo. Recomendo adaptar a forma e o tamanho à sua vontade e após construir, que ajuste a ferramenta para uma pequenina esfera com a qual você poderá “contornar” seu mundo, dando aquela impressão de “falhas” na terra, pra que não fique tão certinha. Para isso escolha a opção esfera, diminua seu tamanho e mude de “add” para “subtract”.


Em seguida é hora de “pintar” o seu mundo. A ferramenta “brush” é responsável por diferenciar os tipos de solo do mundo. Desde grama à gelo, aqui existem vários tipos. Vale lembrar das aulas de geografia nessa hora! Hahaha!


Hora de criar o relevo e as florestas no seu mapa. Posicione-os de forma satisfatória, novamente respeitando a geografia! As arvores também são colocadas nesta etapa, mas lembre-se: os pinheiros são colocados geralmente em clima frio.


Agora, meus amigos, vamos inserir os construções nesse mundo! A ferramenta necessária é o “object” e possui várias construçõezinhas: desde cidades à fortes e torres. Até mesmo acampamentos de monstros podem ser adicionados! Animal!


Agora vem uma parte supercriativa: criar os nomes dos locais e sua descrição, com o “text”. O que vale agora é a originalidade e imaginação. O que acha da Ruína Entre Três Terras? Ou Etherion, a cidade nobre da magia? Ou região da Caveira Negra? Todas as opções são válidas e muito legais de se colocar no seu mapa.


Tudo certo? Bom, hora dos detalhes! Algumas ilhas (lembre-se de fazê-la para que se “encaixem” no mapa), mais montanhas ou florestas, nomear as ilhas e os continentes e diferenciar os climas e vegetação. Adicione coisas da história do seu mundo. Aquela guerra destruiu um reino inteiro? Ponha suas ruínas no mapa. Um dragão repousa nas montanhas? Adicione a imagem dele. Essas coisas dão um que bem legal ao seu mundo!


Há como fazer mapas muito bem trabalhados, se você possuir habilidade suficiente. Este é o mapa de um dos componentes do grupo D&D 5E RPG Brasil, ficou muito louco!



Este é o mapa finalizado de uma antiga campanha minha, de Fiore, o mundo de Fallen! Então, gostaram do mapa? E o que acharam da postagem? Comentem aí!

EDIT: Devido à grande quantidade de comentários com dúvidas ou relatando problemas, decidi tentar utilizar novamente o Inkarnate e procurar soluções para os mesmos. Essa postagem data de 2015 e é claro que a ferramenta de criação de mundos iria evoluir e conceder novas possibilidades... Contudo com ela vieram alguns probleminhas.

Primeiramente, não consegui utilizar de forma alguma através do Google Chrome, pois as ferramentas simplesmente não carregavam! Por meio do Mozilla Firefox obtive melhor êxito, mas ainda enfrentando dificuldades na hora de carregar as ferramentas. Creio que alguns de vocês também tenham encarado algum problema semelhante. Talvez seja porque meu computador não é dos melhores e minha internet teve uma baixa de velocidade... Enfim, se vocês se identificaram com o meu caso, talvez o problema seja esse.

Ao recarregar a página algumas vezes e analisar o caso, percebi que, mesmo que os ícones não apareçam, as ferramentas ainda estão ali. Como assim, Lucas? Quero dizer, se você passar com o mouse por cima do local onde os ícones deveriam aparecer, vai notar que a legenda das mesmas ainda vai aparecer. Consequentemente, se você clicar nas “ferramentas invisíveis” ainda vai acionar suas funções. Claro que isso não ajuda muito, afinal, você não vai saber muito bem o que está usando, mas fica a título de informação. Por fim percebi que o site demora a carregar totalmente, ou seja, se você o deixar carregando por um tempo, pode ser que todas as ferramentas sejam carregadas com sucesso.

Como eu já disse anteriormente, a postagem data de 2015. Atualmente, em 2017, é claro que o site iria mudar e adquirir um novo aspecto, mas isso não significa que as funcionalidades tenham se perdido. Na verdade, mesmo a postagem de dois anos atrás ainda se encontra bastante atual, se você parar para notar!

As ferramentas continuam as mesmas, o site apenas as deixou mais bonitinhas, com um aspecto mais profissional até. Ferramentas como “sculpt”, “brush” e “object” apenas adquiriram um novo visual, mas continuam exatamente as mesmas. Já a função “grid”... Bem, eu não consegui utilizá-la, então não posso dizer como funciona.

Espero ter sanado alguma das dúvidas de vocês!

Entrando por via do Firefox, após ter recarregado a página algumas vezes.

Ferramenta Sculpt.

"Brush" para colorir o mundo.

"Object" para adicionar as vilas, cidades e tokens. Essas novas "miniaturas" ficaram muito incríveis!

"Pattern" para a vegetação, colinas, montanhas e etc, "Text" para os nomes... Perfeito"


{ 34 comentários... read them below or Comment }

  1. Saudações! Eu gostaria de saber como eu baixo um mapa no Inkarnate :c Post muito bom, bem explicativo! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Saudações, Kleverton! o/ Desculpa a demora para responder, mas aqui está! Basta você você clicar na última opção de ferramenta, o "Export", selecionar a pasta onde queira salvar e pronto!

    ResponderExcluir
  3. Saudações! Estou com um pequeno dilema, estou planejando escrever um pequeno livro no wattpad, eu gostaria de inserir um mapa nele, porém as imagens aceitas são nos seguintes formatos : JPG e PNG, você conhece algum programa ou site que gere mapas nesses formatos? Caso não conheça, saberia me informar se é possível mudar o formato dos mapas gerados no Inkarnate, para esses que eu citei? Sou grato desde já :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Leon! Que interessante estar montando um livro, esperamps que se saia muito bem!

      Quanto ao formato de imagens, o Inkarnate só consegue salvar em um, que é o formato original dele. Creio que nao existam ferramentas para criação dr mapas tão bom quanto Inkarnate, então sugiro que continue com ele! O que voce pode fazer é tentar abrir a imagem do seu mapa no Paint, abrir as opções, que se eu nao me engano, conseguem salvar imagens como JPG/PNG.

      Espero ter ajudado! Ahh, e caso deseje, podemos divulgar seu livreto por aqui!

      Excluir
  4. Olá! Eu abri o site ( sinto em lhe informar que não sei muito de inglês) pelo Google Tradutor e tentei "entrar" pelo Facebook, mas não entrou. Tentei diversas vezes e até tentei pelo site original e não consegui; há algum problema com site?

    Grata,

    Júlia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Julia! Talvez seja algum problema com a sua internet ou mesmo com o computador... E mais, com o tutorial que demos aqui, tenho certeza que você saberá se virar bem mesmo sem o tradutor ^^ Esperamos que consiga usar o site o/

      Excluir
  5. Posso dizer que você salvou minha vida. Estava tentando desenhar o mapa do meu livro e não saiu nada que ficasse legal, aqui com suas dicas ficou MARAVILHOSO. Vou recomenda-lo para amigos meus que querem fazer a mesma coisa. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que podemos ajudar! Se quiser mande seu mapa, pra que possamos compartilhar :D

      Excluir
  6. ola lucas , esto com problemas em abrir as ferramentas como posso resolver isso? obg!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim, quais problemas você encontrou ao tentar abrir essas ferramentas?

      Excluir
    2. Desconhecido, caso eu dê tempo de ajudar, é só segurar Ctrl e diminuir a tela, ai aparece as outras ferramentas kkkk

      Excluir
    3. Minha história: eu estou criando um sistema próprio de RPG. Obviamente, quis criar meus próprios mapas também. Daí tentei o Inkarnate, o mais famoso criador de mapas... e as ferramentas laterais NUNCA apareceram. NUNCA. Só a maldita pazinha lá em cima. Tentei recarregar a página (um milhão de vezes), tentei baixar o Mozilla, tentei até pelo Explorer pra ter noção. Meus drivers estão todos atualizados (apesar de meu PC ser uma torradeira, preciso deles), minha net é de 15g (mas não recomendo a NET pra ninguém, viu), e mesmo assim... nada!

      Bom... falo inglês, fui pesquisar outros criadores de mapas por aí. Puxa!!! Os outros do mercado não chegam AOS PÉS do Inkarnate. E eu soube disso na prática. Baixei programas, testei outros online, e nada chegava próximo à simplicidade e praticidade que eu observei em tantos tutoriais do Inkarnate no YouTube.

      Senti-me desolado, preferindo desenhar meus mapas à mão. Desenho bem, até, só que não é a mesma coisa, né.

      Mas do nada, às 4 da manhã de uma quarta-feira, de novo quis pesquisar sobre isso. Insistente, isso sou. Impressionante como um comentário de quatro linhas me salvou! Estou eternamente grato! E obviamente, também grato ao dono do blog - AGORA poderei ler seu tutorial de fato, já que consigo ver as ferramentas rsrs

      É isso, gente. Gratidão!

      Excluir
  7. Olá lucas, no Android as ferramentas não estão aparecendo vc saberia se isso é um erro ou se não tem como utilizar as ferramentas no Android

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações! Bem, eu não saberia lhe informar sobre o como o site é visualizado através do Android... Mas se posso lhe dar uma dica é: crie seu mapa pelo computador. Se torna mais fácil, mais prático e mais leve de se fazer!

      Excluir
    2. No caso quem nw tem computar fica difícil certo?
      Gostaria de conversar CTG
      14nike41@gmail.com

      Excluir
    3. Fica difícil sim :/ Manda mensagem na página que podemos conversar!

      Excluir
  8. Olá, gostaria de saber se tem algum site, que baixa novas figuras, texturas e imagens pro Inkarnate. Caso conheça algum lugar que possa esta baixando isso, por favor poderia me passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Inkarnate é uma ferramenta única em que todas as suas funções são criadas e adicionadas por seus desenvolvedores ao próprio site... Então ceio que não!

      Excluir
  9. Cara, não tô conseguindo operar o inkarnate. Quando acesso, aparece apenas a ferramenta da pá, pra criar as porções de terra, e só. Além de ser uma naba em matéria de informática, não entendo como "desbloquear" o resto das opções.
    se alguém puder ajudar...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A postagem foi editada adicionando informações, pode dar uma olhada, talvez te ajude!

      Excluir
  10. gostaria de saber como eu aumento as dimensões do meu mapa sem perder a qualidade da imagem?

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucas. Sou novo usuário do Inkarnate, porém o meu está com problemas. Ele não apresenta as mesmas ferramentas que você mostrou em suas imagens e não possui muitas outras opções, com pouca possibilidade de escolha. Teria como você me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações! Muita gente me informou que estava com problemas ao operar o site, então editei a postagem adicionando informações

      Excluir
  12. Saudações.... Qualquer editor de desenho converte para .png. Existem editores pagos (Photoshop, Corel Paint,etc...) e gratuítos (Gimp, Paint.net, etc...)

    ResponderExcluir
  13. boa tarde! sabe se o Inkarnate esta passando por problemas técnicos? não consigo acessar, todos os meus emails (inclusive os novos) constam como já utilizados e quanto tento recuperar a senha, ele simplesmente manda uma mensagem de erro.
    também não consigo fazer login pelo facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações! Muitas pessoas relataram problemas de uns tempos pra cá, então creio que sim. Você já tentou por navegadores diferentes? No Firefox eu não encontrei grandes problemas.

      Excluir
  14. Olá parece que a nova versão realmente tem menos ferramentas, EX: você nao consegue mudar a cor da montanha e tem menos opções de texturas.

    ResponderExcluir
  15. Muitas dass texturas nao aparecem para mim, somente texturas de terro na maior parte, como resolver isso, tem ate a opção de adicionar textura mas nao as tenho

    ResponderExcluir
  16. Pena que para ter mais recursos tem que pagar... Pois para fazer um mapa legal para RPG tem recursos que só pagando...

    ResponderExcluir
  17. Saudaçoes eu vim do futuro para dizer que acabei usando este mapa de Fiore como mapa para minha campanha de RPG online. E foi algo muito bom, criamos raizes nessas terras e achei a postagem original dele (já que havia pegado sem muita pesquisa no proprio Google Imagens) eu pretendo expandir mais coisas nesse cenario, mestrar mais outras aventuras. Como eu encontrei de fato a fonte dele, queria perguntar ao criador da postagem (se ainda tiver por ai) e tá tudo certo continuar usando esse mapa e criando uma historia minha com meus jogadores com ele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom, fico feliz que o mapa de Fiore tem sido útil nas tuas campanhas. Claro que ta tudo bem em tu utilizar, expandir e tudo mais. Me contate com novidades quando puder!

      Excluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -