Posted by : luh reynaud sexta-feira, 15 de junho de 2018



Saudações, aventureiros de nível 0! Você não é um herói. Você é um mercenário sedento por ouro e glória. Você é um aventureiro em busca de perigo para saciar seu desejo por sangue. Você é um fiel que massacra os inimigos de sua divindade. Você é um sábio à procura de segredos há muito esquecidos. Você definitivamente não é um herói.

Dungeon Crawl Classics é um RPG old school desenvolvido pela Goodman Games e financiado aqui no Brasil pela New Order Editora. DCC RPG – como popularmente é conhecido – possui regras completas, leves e flexíveis, buscando se adaptar aos vários estilos de grupos e estimulando-os a montar suas próprias regras caseiras, mas, ao mesmo tempo, oferecendo uma proposta própria, distinta de todo o “padrão” da fantasia.

Joseph Goodman, a mente por trás de DCC RPG, se inspirou no Apêndice N (renomada lista de inspirações do manual do mestre de AD&D) para recriar a fantasia medieval, bebendo da fonte dos primeiros RPGs e lhes dando uma nova interpretação. Chega do clichê, do já conhecido, do banal. DCC RPG propõe tornar o fantástico novamente fantástico.


A Versão Jogo Rápido

Em DCC RPG, os personagens iniciam a campanha como meros camponeses – personagens de nível 0 – que são confrontados com uma situação fantástica e terrível e devem enfrentá-la apenas com sua astúcia e valentia. Como é de se esperar, desventuras de aldeões comuns enfrentando lordes do caos e profecias milenares resultam numa taxa de mortalidade extremamente alta, e por conta disso o sistema recomenda fortemente que cada jogador inicie o jogo com 3 ou 4 peões. Desses, apenas 1 ou 2 sobreviverão e se tornarão efetivamente aventureiros de nível 1, prontos para uma vida de perigos, sangue, ouro e glória.

O jogo rápido de DCC RPG foi trazido ao Brasil por Rafael Balbi durante o financiamento coletivo do sistema e tem por objetivo apresentar o “ritual de passagem” que todo aventureiro em início de jornada deve passar: as aventuras de nível 0. O manual de pouco mais de 60 páginas apresenta regras completas para personagens de nível 0, desde a mecânica básica à criação de ficha – tudo que você precisará para rolar as chamadas “aventuras funil” – além  de uma aventura completa para personagens iniciantes, criada por Rafael Balbi e Diogo Nogueira especialmente para a versão brasileira do jogo rápido.

A mecânica básica é a já clássica jogada de d20, onde o personagem deve somar ou subtrair o valor de seus modificadores e comparar a uma dificuldade pré-determinada – caso o resultado seja igual ou maior a Classe de Dificuldade (ou CD) a tarefa foi bem-sucedida; caso a rolagem resulte num número menor que a CD, o personagem falhou. Um resultado “1” no dado é uma falha automática, da mesma forma um resultado “20” é um sucesso automático. Uma inovação do sistema são os “dados estranhos” (como se os dados que já conhecemos já não fossem estranhos o suficiente…) que são o d3, d5, d7, d14, d16, d24 e d30. Os d14, d16, d24 e d30 geralmente são utilizados como variações do d20: quando um personagem realizar uma tarefa com desvantagem, ele utiliza um dado “abaixo” do seu dado padrão (um d16 em vez de seu d20, por exemplo); quando realizar uma tarefa com vantagem utilizará um dado “acima” do normal (de um d24 até um d30).


Os atributos básicos são gerados da maneira mais old school possível: rolando 3d6 em ordem, ou seja, para determinar o valor do seu primeiro atributo você rola 3d6 e anota o resultado, para o segundo você faz o mesmo processo e assim por diante até ter registrado seis valores. Com isso, você terá atributos totalmente aleatórios variando entre 3 e 18. Por falar em atributos, são eles: Força (capacidade física), Agilidade (velocidade e coordenação), Vigor (resistência física e saúde), Personalidade (carisma e força de vontade), Inteligência (capacidade intelectual e memória) e Sorte (estar no lugar certo na hora certa). Cada valor de atributo cede um modificar específico às rolagens relacionadas àquele mesmo atributo, podendo ser modificadores positivos (com um valor 13 ou maior), neutros (com valores entre 9 e 12) ou negativos (com valores iguais ou menores que 8).

Sorte é o atributo mais interessante, uma vez que pode ter várias utilidades. Em resumo, um personagem pode “queimar” pontos de Sorte para adicionar o mesmo valor a uma rolagem. Ainda, um personagem pode aumentar ou diminuir seu valor nesse atributo, efetivamente ganhando ou perdendo pontos de Sorte – processo que representa o personagem ganhando ou perdendo favor divino. O modificador de Sorte (que não muda mesmo o valor seja “queimado”) altera as rolagens de acerto crítico, falha crítica e “rolagens de corrupção”. Além disso ele também é aplicado a uma rolagem específica que varia de personagem para personagem (e pode ser desde jogadas de ataque a testes de conjuração). Essa rolagem específica é determinada aleatoriamente durante a geração de personagens, ao rolar-se um d30 na tabela de Augúrio.

Como já foi dito acima, os peões de DCC RPG iniciam suas carreiras no nível 0, no qual possuem apenas coragem, astúcia, 1d4 pontos de vida e uns equipamentos mequetrefes. Cada jogador deve determinar a ocupação de seu personagem, que representa o trabalho que o mesmo possuía antes de se aventurar (e morrer) por aí. As ocupações podem até ser escolhidas pelo jogador, mas convenhamos, o legal mesmo é rolar o d100 na tabela! São quase uma centena de ocupações que variam de coletor de fezes, fazendeiro e coveiro até escudeiro, escriba e aprendiz de mago. Cada ocupação oferece ainda uma arma e um item aleatório, ambos relacionados, bem, relacionados ao trabalho exercido. Assim, um fazendeiro pode ter um garfo de feno como arma e uma galinha como item (sim, imagine as vantagens de ter uma galinha na masmorra). Da mesma forma, um aprendiz de mago teria uma adaga e um grimório dentre seus equipamentos.

A ocupação determina também as habilidades do personagem, que em linhas gerais são as coisas que ele está capacitado a fazer: um caçador, por exemplo, está capacitado a se guiar pela floresta. Por outro lado, o mesmo caçador não saberia identificar a qualidade de uma joia tão bem quanto um joalheiro. Para testes capacitados, um personagem rola um d20, enquanto para testes não capacitados ele joga apenas um d10.


A seguir temos os alinhamentos, as tendências, que determinam o lado do personagem na guerra eterna entre a Ordem e o Caos e de certa forma o comportamento do mesmo em relação ao mundo. Dessa maneira, um personagem pode ser ordeiro, neutro ou caótico. É importante fazer essa escolha com cuidado, uma vez que ela vai afetar muito os rumos de sua vida de aventureiro, pois em DCC RPG os personagens são ocasionalmente confrontados com entidades da União e da Entropia.

Os equipamentos são muito importantes num RPG old school e DCC não é diferente nesse aspecto: os personagens iniciam suas carreiras pobres e com pouco equipamento útil. Mas em compensação, cada um recebe gratuitamente um item aleatório ao se rolar um d24 na tabela de equipamento. Com isso ele pode receber desde ferramentas de ladrão até um maravilhoso frasco vazio! E antes que perguntem, sim, um frasco realmente pode ser muito útil caso você use-o com sabedoria.

O combate é rápido, sangrento e cruel, sem regras desnecessárias ou que possam complicar demais a peleja. Você rola um d20, soma seus modificadores de ataque e compara à Classe de Armadura (ou CA) do inimigo: caso o valor seja igual ou maior, seu ataque acerta e você causa o dano. Um resultado “1” no dado é uma falha crítica e deve ser rolada na tabela de falhas críticas, o que pode resultar em maus lençóis para o infeliz, podendo até tropeçar ou quebrar a própria arma! Felizmente, com um “20” no dado, um acerto crítico é conseguido, gerando, além de um acerto automático e dano dobrado, efeitos épicos tais como desarmar o inimigo ou golpes que racham o crânio! Ao se rolar um dado maior que um d20, um crítico é conseguido com o maior valor do dado.

Por fim o manual de jogo rápido apresenta a aventura funil Salada de Ratos onde os camponeses da Maxxônia são confrontados por ratos mutantes que arruínam as plantações e ameaçam a população. Sem heróis ou aventureiros para salvá-los da terrível situação, um grupo de aldeões desesperados se apresenta para buscar a solução do problema, tendo de, para isso, adentrar ao fétido pântano há muito abandonado e encarar as maquinações do antigo elfo Vexx e lidar com as consequências de seus atos.


O manual básico DCC RPG está em pré-venda no site da New Order Editora, com vários de seus módulos de aventuras. Se você gostou da proposta do sistema, recomendo muito os blogs Guilda dos Mestres e principalmente o Pontos de Experiência (blog do maior fanático por DCC RPG que você vai conhecer na vida). Se está em dúvida, pode baixar o jogo rápido gratuitamente no site da editora e ler por si mesmo, tenho certeza de que vai gostar.

Dungeon Crawl Classics é o sumo do old school, mas, ao mesmo tempo, apresenta regras modernas e flexíveis para recriar a sensação de jogar RPG pela primeira vez, trazendo novamente o fantástico e o desconhecido. Definitivamente é um sistema que vale muito a pena conhecer!

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