Posted by : luh reynaud quarta-feira, 29 de julho de 2015


Saudações, apaixonados! O coração bate mais forte, as mãos suam frio, a cabeça vai a mil – ah, o amor! O amor é algo profundo, bonito, que dá cor à vida... Por que não incluí-lo no RPG?

O romance é um tema comum na literatura, séries e filmes e, se usado corretamente, pode servir para deixar a história mais palpável e profunda. Muitos grupos preferem mais ação e menos “novela”, entretanto às vezes um conflito amoroso pode ser muito mais complexo que um simples combate com monstros! A base do RPG é a interpretação e o amor é um elemento que incita fortemente a isso e posso dizer por experiência própria – sempre incluo um romance em minhas mesas!

Entretanto o amor pode ser um tema tenso, se você não souber como levar. Transformar sua mesa numa coisa completamente melosa pode afastar jogadores, afinal, é difícil olhar pra aquele seu colega e dizer “eu te amo”. Para saber como levar o tema é importante assistir certas séries ou ler certos livros e notar como os romances são tratados: nunca com melodrama, mas como importante elemento narrativo, quase sempre com grande importância na trama.

Imagine quais complicações o simples fato do vilão ter se apaixonado pela maga do grupo trariam. Como lidar com isso? Se aproveitar do fato e montar uma cilada para ele? Ou será que na verdade isso é uma cilada do próprio vilão? Ou ainda, que tal se jogar de cabeça e dar uma chance para ele? E olha que isso é só um exemplo... Mas há como montar triângulos amorosos, tensões entre personagens, relações de amor e ódio...

Ah! O amor nerd <3

Até pode ser usado como background e objetivo dos próprios personagens – um guerreiro vaga por todo o reino a procura de sua amada raptada, um mago que teve sua querida esposa morta por orcs e agora nutre um grande ódio pela raça, ou ladino que deseja acumular riquezas para ter status o suficiente para pedir a filha do rei em casamento. O amor pode ser o tema de uma aventura inteira! Desde a camponesa que se enamorou do paladino e agora corre perigo por segui-lo ao ogro que raptou a ladina e a tomou como esposa.

A própria tensão amorosa (aqueles casais que se amam, mas nunca se declaram) ou o amor não correspondido podem render muito divertimento! Uma vez vi um exemplo interessante: o mago que caiu morto retornou como um espírito por seu amor incorrespondido pela druida e agora ambos devem arranjar um jeito de fazê-lo voltar a vida. Uma magia lançada pela própria moça? Quem sabe um beijo?

Claro, isso vai variar muito de grupo para grupo Quem sabe vocês não queiram adicionar esse tipo de profundidade à campanha, quem sabe não se sintam a vontade para falar dessas coisas (eu entendo perfeitamente!), quem sabe queiram apenas a ação mesmo! Mas vocês não saberão o que estarão perdendo! Não deixe de adicionar ao menos uma vez certo romance entre um NPC e um membro do grupo, tenho certeza que gostarão dos ganchos e do divertimento que lhe proporcionarão!

Deixo aqui um talento especial para Tormenta RPG: Corações Unidos Em Combate.

Corações Unidos Em Combate
Você tem uma grande ligação amorosa com alguém e essa ligação se estende até na hora do combate.
Pré-requisitos: Car 15
Benefício: Escolha um personagem para ser seu par. Quando você seu par flanqueiam um alvo, além de receberem bônus de +2 no ataque também recebem +2 na rolagem de dano. Além disso, caso estejam adjacentes um ao outro cada um recebe +1 na CA.
Especial: Seu par também deve possuir este talento. Só é possível possuir um par.


E vocês, já tiveram romance nas suas mesas de jogo? Como foi? Fariam novamente? Comentem aí!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -