Posted by : luh reynaud sábado, 29 de dezembro de 2018


Em séculos passados, Lady Ilse apossou-se dos domínios de sua família, a Casa de Liis, ao pactuar com o Arquiduque Infernal Mammon, oferecendo-lhe sua alma imortal e sua mão em noivado. O triunfo, contudo, se demonstrou vazio. A cada ano que se passava, Ilse tinha visões do diabo e de sua tola promessa. Em busca de redenção, ela confinou-se num caixão protegido por uma dúzia de símbolos de diferentes fés. A manobra desesperada atrasou Mammon por alguns séculos… mas um diabo está sempre apto a esperar pacientemente.

Depois de centenas de anos, o último amuleto sagrado se foi e o diabo se prepara para buscar o que é seu por direito. Esta noite, uma tempestade se forma acima da antiga mansão enquanto espíritos esquecidos erguem-se da lama. O sino do campanário toca uma vez mais, anunciando o festejo infernal. Enquanto os aventureiros surgem para explorar a Mansão Negra, Mammon reclama para si sua encantadora noiva. O diabo levará uma alma no fim da noite. A pergunta que resta é: de quem?

Saudações, amaldiçoados! Conheci esta aventura enquanto pesquisava módulos para o Halloween e, assim que pus o olho, soube que deveria tê-la, ou, ao menos, possuir uma cópia digital. As aventuras de DCC geralmente são muito boas, mas esta, sem exagero algum, é a melhor que eu já li na vida.

Bride Of The Black Manse (Noiva da Mansão Negra) é um módulo de aventura para DCC RPG escrito por Harley Stroh, ideal para personagens de 3º nível. O módulo, inspirado por títulos como O Iluminado eA Queda da Casa de Usher, se propõe a apresentar uma aventura repleta de aspectos de mistério e horror, o que faz com primazia. O livreto traz, ainda, uma aventura bônus, intitulada como The Floating Oasis Of The Ascenced God (O Oásis Flutuante da Deusa Ascensionada). Mas vamos por partes.


Bride Of The Black Manse

Como é narrado no texto de abertura desta matéria – que, aliás, é uma tradução livre da sinopse do módulo –, a exploração da Mansão Negra e o casamento sombrio são os temas centrais da aventura, onde os personagens deverão percorrer a construção maligna e descobrir acerca do pacto ancestral de Ilse e Mammon. O que eles vão fazer diante disso, depende só e somente de suas escolhas. Mas algo é certo: o arquiduque infernal terá uma alma quando as doze badaladas tocarem.

Os ganchos da aventura não são lá dos melhores, uma vez que DCC se propõe a ser mais direto ao ponto, mas é perfeitamente simples para o mestre criar uma chamada mais consistente, dada a trama complexa e suas possibilidades. Os aventureiros, então, iniciam sua jornada através da mansão quando o relógio bate às 21h, quando então são “possuídos” por espíritos ancestrais e recebidos por um hospedeiro inusitado.

Algo interessante a se pontuar é o caráter urgente da aventura: o tempo decorrido na mesma corresponde ao tempo real. Em outras palavras, os jogadores possuirão quatro horas para concluir a exploração, antes que o casamento infernal ocorra. E a cada hora que se passa, a mansão se aproxima mais e mais do Inferno, o que causa consequências e novos encontros em cada cômodo!

Recheado de informações adicionais, descrições e handouts, Bride Of The Black Manse consegue evocar a atmosfera horripilante a cada novo cômodo ao apresentar o desconhecido através de encontros sombrios e bizarros. Os aventureiros não simplesmente encontram esqueletos, as dúzias de esqueletos os olham nos olhos e apontam para o próximo cômodo, como que implorando para que os aventureiros os ajudem. O sombrio chega a ser palpável, e por isso mesmo instigante. Você quer explorar a mansão e descobrir o que ela esconde, mesmo que tenha ouvido um som assustador na sala a seguir.

O grande número de encontros e possibilidades faz com que Bride Of The Black Manse seja nova a cada vez que você jogar. É uma aventura que nunca vai “morrer”, pois a mansão assombrada sempre terá algo novo a se descobrir.

The Floating Oasis Of The Ascended God

O Oásis Flutuante é uma aventura adicional do módulo da Mansão Negra, que, entretanto, ocupa não mais que cinco páginas do livreto. Apesar de curta, a trama é extremamente divertida e com ganchos interessantes, ideal para grupos de 1º nível.

O Oásis da Deusa Ascensionada surgiu no céu – coisa que faz a cada 77 anos – e chamou atenção da feiticeira Raa-Zhel, que, mal interpretando pergaminhos ancestrais, julgou que as nuvens confinariam o segredo da imortalidade. Logo, domando uma criatura celeste, a feiticeira clama pela ajuda dos aventureiros, oferecendo ricas recompensas em troca da almejada Água da Imortalidade. Uma vez que alcancem as nuvens, os aventureiros serão confrontados por seres aviários divinos, cores psicodélicas e uma Juíza das Almas – a própria Deusa Imortal –, para, enfim, descobrir os segredos que habitam o oásis esotérico.


Como já havia dito anteriormente, as aventuras de Dungeon Crawl Classics são muito boas, por isso pretendo resenhar algumas delas por aqui, sendo Bride Of The Black Manse a primeira delas. Caso você tenha se interessado, pode comprar sua versão PDF em inglês pelo DriveThru. O que acham da ideia? Gostariam de outras resenhas por aqui? Deixa suas sugestões na seção de comentários!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -