Posted by : luh reynaud domingo, 27 de maio de 2018

Imagem promocional do game "Guerreiros Folclóricos".

Saudações, cangaceiros! Ainda no hype do folclore brasileiro, decidi adaptar algumas das criaturas da mitologia nacional que acho mais interessantes ou estranhas, para fins de uso em mesa. Para isso, resolvi, é claro, me utilizar de um RPG nacional: e nada melhor do que Mighty Blade, uma vez que o bestiário do mesmo possui fortes inspirações na cultura tupiniquim (Maphin Garr e Sasgo, estou falando de vocês!). Caso você não conheça o sistema, dê uma lida nesta resenha e nestas regras alternativas. Vai lá, eu espero.

As fichas a seguir foram feitas utilizando como parâmetros algumas criaturas do Monstrum Codex da edição 2.5 de Mighty Blade, logo, qualquer semelhança não será mera coincidência. Apesar disso, busquei tornar os monstros os mais originais que pude, adicionando capacidades novas baseadas em suas lendas. Por fim, recomendo fortemente utilizar estas fichas em conjunto com as tabelas aleatórias desta postagem, vai ser muito útil!


Mapinguari
Os aldeões contam que interior da floresta vive o Mapinguari, uma fera lendária sobrevivente de tempos imemoriais, quando os homens-lagartos ainda dominavam as terras. Pouco se discerne da verdade e do mito, uma vez que pouco se sabe sobre a criatura, mas para muitos seu corpo é coberto com um couro espesso semelhante ao de jacaré – que o protege contra quaisquer flechas –, um enorme globo ocular no lugar da cabeça e uma imensa bocarra que emerge de sua barriga. A fera possui hábitos diurnos e quando sai para caçar, emite gritos semelhantes à voz humana: caso algum desavisado responda, Mapinguari vai de encontro ao desafortunado, que acaba sendo devorado. Os mais sortudos que sobreviveram ao ataques da besta contam sobre sua aura fétida e pútrida – dizem que o fedor de carniça de todas as presas que o mesmo já matou. Por todos esses motivos Mapinguari é uma das bestas mais temidas dentre os sete reinos de Vera Cruz.

Mapinguari
For: 10 Agi: 4 Int: 2 Von: 4
PV: 120 PM: 30 Def (bloqueio): 18
Determinação: 12
Ataques:
Garras (Corporal; Dano: 24/Corte)
Mordida (Corporal; Dano: 28/Perfuração)
Habilidades:
Aura Fétida [Suporte]
Habilidade - Suporte
Descrição: Você possui uma aura de odor insuportável. Qualquer criatura que inicie seu turno adjacente à você e que não possuir Aura Fétida ou Corpo Amórfico precisa fazer um teste de Resistência (dificuldade 12) ou precisará se afastar pelo menos 5 metros de você imediatamente. A criatura afetada por essa Habilidade não pode fazer nenhuma ação além de se afastar de você no turno em que falhar no teste.
Combate Gigante [Suporte]
Habilidade - Suporte
Descrição: Qualquer criatura que seja mais leve que você for atingida por um dos seus ataques, deve fazer um teste de Resistência (Dificuldade igual à sua Força +4) ou será derrubada. Devido ao seu tamanho, sua Força é considerada o dobro para propósitos de danos, mas seu bônus básico de Defesa é 4 – já que você é um alvo mais fácil de atingir.
Visão Noturna [Suporte]
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você está acostumado a locais escuros e pode enxergar na completa escuridão.
Proficiências:
Armas Brancas
Sobrevivência
Tesouros:
Nenhum.


Quibungo
Dizem que esta espécie de criatura – um enorme humanóide peludo e faminto – veio escondida dentre os navios das terras do Sol, quando os primeiros mouros chegaram aos domínios de Vera Cruz. Quibungo se trata de um gigante quadrúpede coberto de pelos grossos e feições animalescas, cujas costas possuem uma boca que se abre verticalmente. Dizem que ele usa essa bocarra para devorar seu alimento preferido: filhotes, principalmente humanos. Apesar de sua aparência assustadora, um quibungo é extremamente covarde e evita ao máximo um combate direto. Quando acuado, pode usar sua mais terrível arma: suas presas da face, que possuem a temível habilidade de transformar quem for mordido num morto-vivo sem mente e fétido.

Quibungo
For: 7 Agi: 3 Int: 1 Von: 4
PV: 60 PM: 30 Def (bloqueio): 11
Determinação: 11
Ataques:
Garras (Corporal; Dano: 16/Corte)
Mordida Gigante (Corporal; Dano: 23/Perfuração)
Habilidades:
Combate Gigante [Suporte]
Habilidade - Suporte
Descrição: Qualquer criatura que seja mais leve que você for atingida por um dos seus ataques, deve fazer um teste de Resistência (Dificuldade igual à sua Força +4) ou será derrubada. Devido ao seu tamanho, sua Força é considerada o dobro para propósitos de danos, mas seu bônus básico de Defesa é 4 – já que você é um alvo mais fácil de atingir.
Doença do Carniçal [Reação]
Habilidade (Característica) - Reação
Descrição: Toda criatura que receber uma mordida sua deve fazer um teste de Resistência (Dificuldade 12). Se falhar, estará infectado com a doença carniçal. A cada hora após a infecção, o alvo precisa fazer um teste de Resistência (Dificuldade 12). Se falhar se tornará carniçal. Se vencer quatro testes de Resistência seguidos, a vítima elimina a doença de seu organismo e se torna imune à futuras infecções. Esse efeito é considerado uma doença mágica.
Proficiências:
Armas Brancas
Sobrevivência
Tesouros:
Nenhum.

Arte maravilhosa de HET para o Inktober de 2017.

Negro D’água
Também chamado de “caboclo d’água”, este humanóide é uma variação do povo-marinho, uma criatura de água doce de índole duvidosa. Alguns o consideram um protetor dos rios, outros um atormentador dos ribeirinhos. De uma forma ou de outra, sua aparência é, no mínimo, peculiar: um corpo negro atlético, careca e de orelhas pontudas. Suas mãos e pés são garras e possuem membranas semelhantes às de uma rã. Um traquina nato, com sua gargalhada notória, é conhecido por importunar viajantes, pescadores e transeuntes, virando suas embarcações ou mesmo afogando-os! Dizem que só deixa em paz aqueles que lhe oferecem presentes – principalmente bebidas alcoólicas.

Negro D’água
For: 4 Agi: 5 Int: 3 Von: 3
PV: 40 PM: 30 Def (esquiva): 10
Determinação: 11
Ataques:
Tridente (Corporal; Dano: 12/Perfuração)
Arremesso de Tridente (Arremesso; Dano 12/Perfuração)
Habilidades:
Semi Aquático [Suporte]
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você possui um corpo alongado, com uma longa e musculosa cauda provida de nadadeiras no lugar de pernas, próprio para ser usado sob a água. Você pode respirar indefinidamente embaixo d’água, mas só consegue respirar na superfície durante uma quantidade de horas igual ao dobro de sua Força. Depois disso você perde 1 Ponto de vida por hora, até poder ficar submerso por pelo menos uma hora (os pontos de vida perdidos precisam ser recuperados normalmente). Além disso, você é sempre bem sucedido em testes de movimentação sob a água (mas ainda precisa fazer rolagens normalmente no caso de testes resistidos, mas recebe +1d6 nessas rolagens). No entanto, em terra seu deslocamento é reduzido à metade e você não pode correr nem realizar ataques de Investida.
Oceânico 1 [Suporte]
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você passou muito tempo em mar aberto, nadando ao sabor das geladas correntes oceânicas. Você sempre sabe em que direção fica o norte e é Resistente a Frio.
Proficiências:
Armas Brancas
Armas de Distância
Movimentação
Sobrevivência
Tesouros:
Tridente de galho.


Saci
Nascido da morte, um saci surge quando uma criança mestiça – filha de pais de raças diferentes – morre durante o parto. Sendo assim, são seres semelhantes a almas penadas encarnadas num corpo subdesenvolvido (cerca de um metro de altura), magro e de pele preta como o breu. Sacis costumam se reunir em grupos para unirem em seu maior passatempo: travessuras. Chupam o sangue dos animais, atormentam os cavalos, roubam itens de caravanas e fazem viajantes se perderem. Para tanto, possuem a mágica habilidade de aparecer e desaparecer quando querem, sendo necessário capturá-los com redes – sua maior fraqueza. Dizem que um saci capturado pode garantir um desejo a seu captor, desde que o pedido esteja dentro das capacidades do saci.

Saci
For: 2 Agi: 4 Int: 3 Von: 2
PV: 10 PM: 10 Def (esquiva): 10
Determinação: 10
Ataques:
Pancada (Corporal; Dano: 6/Esmagamento)
Habilidades:
Ataque em Grupo [Suporte]
Habilidade (Técnica) – Suporte
Descrição: Você prefere atacar em grupo ao invés de fazer isso sozinho, e se tornou particularmente bom nisso. Você ganha +1 no ataque para cada aliado seu que esteja atacando o mesmo alvo.
Invisibilidade Natural [Ação]
Habilidade (Característica) – Ação
Mana: 10
Descrição: Você é capaz de se mesclar à vegetação à sua volta, ficando invisível por até uma hora. É preciso estar em uma área com vegetação densa – um bosque, um jardim ou uma estufa, por exemplo – e o efeito é cancelado se você deixar a área de vegetação, sofrer algum dano, atacar ou lançar uma magia.
Tamanho Pequeno [Suporte]
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você tem uma estatura baixa, o que  torna difícil lhe atingir ou detectar. Você pode rolar +1d6 quando fizer testes de Furtividade. Além disso, seu bônus automático de Defesa é 6 ao invés de 5. No entanto, para você armas corporais que requerem duas mãos são grandes demais para serem usadas com eficiência, e você precisa de ambas as mãos para usar qualquer arma com FN 5 ou mais.
Proficiências:
Armas Brancas
Furtividade
Tesouros:
Saco de moedas.


Iara
Segundo contam as histórias, uma iara nasce da morte de uma dríade e de seu renascer nas águas, tornando-se assim uma “senhora do rio”. Com aproximadamente cinco metros de altura, uma iara possui torso de mulher e uma enorme cauda de peixe no lugar das pernas. Dizem que suas escamas refletem as cores do arco-íris e que sua beleza e canto são capazes de fascinar até mesmo os corações mais gélidos. São extremamente solitárias e desejam um par para acompanhá-las, atraindo incautos para seus domínios – que acabam afogando-se no processo. Furiosas com a solidão, as iaras podem atacar qualquer intruso que recuse seus convites de residir para sempre nos domínios aquáticos.

Iara
For: 7 Agi: 3 Int: 3 Von: 4
PV: 60 PM: 40 Def (bloqueio): 12
Determinação: 11
Ataques:
Pancada (Corporal; Dano: 23/Contusão)
Habilidades:
Canto da Sereia [Ação]
Habilidade (Música) – Ação
Mana: 20
Descrição: Você canta uma melodia melancólica capaz de deixar um alvo enfeitiçado. Todos que estiverem a até 10 metros de você de você e puderem ouvir a canção precisam realizar um teste resistido de Vontade contra você. Alvos que tenham um resultado menor do que o seu no teste não poderão realizar qualquer ação exceto tentar se aproximar de você em enquanto você estiver cantando – ou ficar imóvel observando-a se estiverem à 1 metro ou menos de você. Esse efeito dura uma quantidade de turnos igual à sua Vontade, a menos que você pare de cantar. O teste para resistir ao efeito deve ser realizado a cada turno, mas as vítimas sofrem um redutor de -1 em suas rolagens para cada turno em que falharem no teste.
Combate Gigante [Suporte]
Habilidade - Suporte
Descrição: Qualquer criatura que seja mais leve que você for atingida por um dos seus ataques, deve fazer um teste de Resistência (Dificuldade igual à sua Força +4) ou será derrubada. Devido ao seu tamanho, sua Força é considerada o dobro para propósitos de danos, mas seu bônus básico de Defesa é 4 – já que você é um alvo mais fácil de atingir.
Sereia [Suporte]
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você nasceu com características distintas que a tornam uma pária. Você só consegue respirar sob a água por uma quantidade de horas igual ao dobro de sua Força. Depois disso você perde 1 Ponto de vida por hora, até poder ficar na superfície por pelo menos uma hora (os pontos de vida perdidos precisam ser recuperados normalmente). Essa característica não substitui os efeitos normais da Habilidade Semi Aquático. Você recebe um Bônus de +2 em todos os seus testes para realizar Habilidades do tipo Música. Além disso, suas escamas lhe conferem Defesa +1 (Esse bônus de Defesa conta como Armadura).
Proficiências:
Performance
Movimentação
Tesouros:
Pérolas e conchas.


Bruxa Cuca e seu filho Cucan
Nos alagadiços mais profundos e fétidos costumam viver as bruxas lagarto conhecidas como cucas, seres sobreviventes de tempos imemoriais, quando o povo-lagarto dominava as terras. Da magia profana de uma cuca surgem seus filhos bestiais, os cucan, híbridos de homem e lagarto, se assemelhando a um jacaré humanóide deformado. Os cucan atuam como guardiões dos pântanos onde habitam as cucas, sendo fiéis à sua “mãe”. São exageradamente agressivos e possuem músculos potentes que, dizem, tem a força de dez homens!

Bruxa Cuca
For: 2 Agi: 3 Int: 10 Von: 4
PV: 80 PM: 200 Def (esquiva): 8
Determinação: 12
Ataques:
Unhas (Corporal; Dano: 4/Perfuração)
Mordida (Corporal; Dano 8/Perfuração)
Habilidades:
Energia Sombria 2 [Ação]
Habilidade (Magia) – Ação
Mana: 40
Dificuldade da Magia: 12
Descrição: Você projeta uma rajada de energia espectral que causa dano igual a 20/ Frio. O alvo perde uma quantidade de Pontos de Mana igual à metade do dano por Frio que sofrer. Essa magia não tem efeito em criaturas com Corpo Vazio ou objetos inanimados. Este é um efeito de dreno de energia.
Imortalidade [Suporte]
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você é imune a doenças e seu corpo é capaz de resistir ao tempo. No entanto, você não é capaz de recuperar Pontos de Mana por descanso. Se ficar sem nenhum Ponto de Mana, seus atributos serão reduzidos em 2 até que você consiga recuperar pelo menos 1 Ponto de Mana.
Sono [Ação]
Habilidade (Magia) – Ação
Mana: 20
Dificuldade da Magia: Determinação do alvo
Descrição: Escolha um alvo dentro de sua linha de visão. O alvo cairá em um sono muito pesado por uma hora. Este é um efeito mental.
Proficiências:
Arcana
Conhecimento
Tesouros:
Colares de pedras preciosas
Poção de mana
Saco de ouro


Cucan
For: 7 Agi: 2 Int: 2 Von: 2
PV: 120 PM: 120 Def: 14 (bloqueio)
Determinação: 10
Ataques:
Mordida (Corporal; Dano: 20/Perf.)
Habilidades:
Golpe Devastador [Ação]
Habilidade (Técnica) – Ação
Mana: 30
Descrição: Você pode fazer um ataque corporal que causa o dobro de dano, e se acertar, o alvo precisa vencer um confronto de Resistência (adicione a FN da arma que estiver usando no seu teste) contra você ou ficará paralisado por um turno.
Imunidade a Fogo [Suporte]
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você é imune a um tipo de dano (fogo) e não sofre dano nenhum de uma fonte que cause esse tipo de dano. Um personagem com Imunidade a fogo fica Resistente a fogo quando for afetado por um efeito que o torne Vulnerável a fogo, e passa a sofrer metade daquele tipo de dano.
Proficiências:
Armas Brancas
Sobrevivência
Tesouros:
Nenhum.

Papa-figo
Quando uma pessoa adquire a terrível doença conhecida como Praga de Hansel, sua pele começa a descascar e criar feridas pustulentas horríveis e contam que a única maneira de amenizar os efeitos colaterais seria devorar fígados humanos (ou humanóides). Daí se origina o Papa-figo, uma figura coberta de trapos que se esconde nas sombras, raptando incautos (principalmente criança) para seu terrível jantar canibal.


Papa-figo
For: 3 Agi: 5 Int: 4 Von: 3
PV: 30 PM: 30 Def (esquiva): 10
Determinação: 11
Ataques:
Mordida (Corporal; Dano: 5/Perfuração)
Espada Curta (Corporal; Dano: 9/Corte)
Habilidades:
Furtivo [Suporte]
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você é particularmente discreto quando quer. Você pode rolar +1d6 quando fizer testes para se mover em silêncio, se esconder, camuflar, ou usar disfarces.
Pestilento [Suporte]
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você é imune à todas as doenças e venenos não-mágicos. Além disso, qualquer alvo que seja mordido por você deve passar em um teste de
Força (dificuldade 10) ou ficará envenenado (perdendo 1 Ponto de Vida por turno) e precisa ser curado da infecção da sua mordida antes de poder recuperar Pontos de Vida.
Especial: Para todos os efeitos, esta infecção é considerada como uma Doença natural.
Proficiências:
Armas Brancas
Furtividade
Movimentação
Tesouros:
Espada Curta.

{ 4 comentários... read them below or Comment }

  1. Caramba, ficou muito legal.
    Minha esposa adorou o Papa-Figo e o resultado da adaptação dele.
    Go ahead man. Que Ahogr o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, mestre Juban! Ter seus elogios é uma honra e me motiva a continuar com as adaptações em Mighty Blade!

      Excluir
  2. Muito bom! Gostei muito do Saci e do Papa-Figo!
    Em tempo: Já existem adaptações oficiais do Mapinguari (Maphin Garr no Monstrum Codex) e do Cucan (Cocan no Monstrum Codex), mas ainda assim, achei as adaptações interessantes!
    Eu acho que a Iara ficaria mais interessante como algum tipo de "mutação" dos Tritões (da fat, a Habilidade Sereia da raça quase se chamou Iara em um ponto) e o Negro D'agua daria uma excelente nova raça!
    Dito isso, gostei bastante do material!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio, Domênico! Me estimula a produzir mais adaptações para o sistema!

      Ah, e sobre o mapinguari e o cucan, foi como eu disse lá em cima, qualquer semelhança não é mera coincidência :p

      Excluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -