Posted by : luh reynaud quinta-feira, 17 de setembro de 2015


Saudações, meus amigos jogadores! Te desafio a pesquisar sobre “dicas para jogadores” e “dicas para mestres” e ver a enorme diferença na quantidade de resultados do segundo em relação ao primeiro. Claro, a responsabilidade do Mestre de jogo é maior, afinal ele que cria o mundo de jogo e guia a história, mas é inegável a grande responsabilidade dos jogadores, que são nada menos que os protagonistas.

Pensando nisso resolvi iniciar a iniciativa “1d10 Dicas” e escrever esta matéria com algumas maneiras de conseguir ser um jogador melhor. Lembrem-se, fiz essa matéria com base em conhecimento de grandes Mestres e com minha própria experiência, logo uma ou outra pode não funcionar bem na sua mesa. O interessante é medir o que convém e o que não convém, afinal, o importante é tentar agradar o seu grupo!


1 - Interprete

Não fale “meu personagem faz”, vá lá e faça VOCÊ! Diga “eu ataco”, “eu faço”, “eu converso”. Você está lá para interpretar, ser o personagem, por isso evite ao máximo usar a terceira pessoa. Outro ponto importante sobre interpretar é: se você tem um personagem que age exatamente como seu eu real agiria, você não está interpretando, está simplesmente sendo você mesmo. Faça personagens diferentes de você, com personalidade, maneirismos e expressões próprias. Além de ser muito mais divertido, incitará os seus colegas a entrarem também nos personagens.


2 – Seja ativo

Participe de verdade, pois apenas estar na mesa rolando dados não significa que está sendo ativo. Ser ativo é entrar nas cenas, fazendo coisas que trarão conseqüências – sejam positivas ou negativas. Ser ativo é agir de forma clara e confiante, interpretando mesmo algo que seu personagem “não faria”, afinal, mesmo ele pode contornar a situação de forma criativa. Finamente, ser ativo é ser atuante na história da mesa, criando juntamente com seus amigos uma história, ao invés de simplesmente ser lavado por ela.

3 – Atenção à narração

“Ahn? Já é o meu turno?” Cara, não há coisa mais chata do que um jogador desatento no grupo. Além de atrasar a narração – pedindo para o Mestre narrar de novo ou nem ligando para o que está acontecendo – ele quebra o clima do jogo e consequentemente a diversão dos outros. Largue o celular, pare de olhar para a parede e pensar no que tem pra comer na geladeira, agora se levante e role uns dados aí!


4 – Não atrase o jogo

O item anterior consequentemente nos leva a este, não atrasar o jogo. Sabe aquela rolagem? Agilize-a. A conversa sobre o episódio daquele anime? Deixe-a pra depois. Quando chegar o seu turno, não passe DUAS HORAS pra realizar uma ação, isso acaba sendo muito chato! Até mesmo algumas narrações ou descrições longas demais podem atrapalhar o andamento da sessão, logo seja mais rápido e prático – mas não demais, viu?

5 – Prudência sempre

Sensatez, prudência e sabedoria são fundamentais se você não quiser ter seu personagem morto na primeira aventura da campanha. Claro que seu personagem de 1° nível não vai conseguir matar aquele Tarrasque. Claro que o rei não vai te ceder uma audiência só porque você se acha importante. Claro que você não vai conseguir chegar àquela cidade voadora criando uma catapulta. Como jogador você deve saber o que pode e o que não pode fazer.


6 – Pense no grupo e não em si mesmo

Tudo bem que você queira fazer um guerreiro e não um clérigo para o grupo, mas que tal tentar? As necessidades do grupo vem antes das individuais, então se mais ninguém for fazer, tente fazer o tal clérigo, vai ser o melhor para todos. Outra coisa: se seu personagem for um sacana, por favor, não seja o mesmo com o grupo – ou ao menos não completamente. Não vale a pena roubar, sacanear ou enganar o seu grupo por um bem individual.

7 – Responsabilidade e comprometimento são fundamentais

Tenha comprometimento com o grupo e com a história. Não falte e não se atrase, a menos que seja realmente necessário, e se for fazer, que avise com antecedência! E lembre-se da história do jogo, faça anotações ou simplesmente tenha-a de cabeça. Coisas como lembra dos acontecimentos importantes e mais recentes da campanha são formas de demonstrar seu comprometimento para com ela.

8 – Divida os holofotes
                              
Okay, essa pode ser um pouco difícil caso o restante dos jogadores não sejam ativos. Já aconteceu até comigo de acabar sendo o único protagonista da mesa, pois o restante dos meus colegas sequer fazia algo. O que fazer nesses casos? Indique eles para a resolução de certos casos – “ah, mas o meu amigo elfo pode seguir o informante com mais cautela” – e ceda os holofotes. As vezes fique calado diante de um problema, dando oportunidade para seus companheiros darem idéias e agirem.


9 - Crie!

Essa é uma das minhas dicas preferidas! Crie coisas para a mesa: seja o passado do personagem, NPCs para o Mestre, explicações para fatos e até eventos especiais. Se o Mestre estiver de acordo você pode inclusive criar criaturas, mapas, masmorras para a mesa. Se seu narrador não estiver aberto a essa idéia, converse com ele, talvez você possa coagi-lo a aceitar as idéias dos jogadores.

10 – Diversão é a lei

Lembra da Regra de Ouro? Ela existe em praticamente qualquer sistema de RPG e você com certeza já ouviu falar dela. Pois é, ela é a maior importante de todas as dicas que alguém pode dar. Estamos jogando RPG, então divirta-se! Se não estiver sendo mito divertido, talvez você esteja jogando errado... Converse com seus companheiros. O que está acontecendo? Não está gostando muito da campanha? Talvez vocês possam até mesmo dar um tempo dela e jogar outra coisa. Vai por mim, não há nada mais gratificante num RPG do que ver que seus amigos estão se divertindo com o jogo de vocês!

Ahh,Nialandarena <3

E assim se encerra esta matéria sobre “1d10 Dicas”. Gostaram? Qual regra vocês acrescentariam? Comentem aí!

{ 9 comentários... read them below or Comment }

  1. Muito show.
    Meu maior problema eh em interpretar de forma q n seja eu, sou pessimo em criatividade interpretativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesses casos é interessante se basear numa personalidade de um filme, série ou mesmo animê. Outra dica é pensar no que você não faria - aí seu personagem vai lá e faz! Haha Espero ter ajudado, boas rolagens!

      Excluir
  2. Dicas daora!!! XD
    De onde é aquela ilustração abaixo da nº3? O traço da arte é fantástico!! E se for uma personagem, me seria muito útil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações! Bom, a imagem se trata de uma fanart da Aqua, uma personagem de Final Fantasy X. O autor da fanart é Ashleigh3070 e pode ser encontrada nesse link aqui:
      http://www.zerochan.net/1790002
      Quanto a ser uma personagem... Você procurar uma adaptação na internet ou mesmo tentar fazer em algum sistema! Quem sabe nós aqui do Crítico 6 não possamos fazer essa adaptação?

      Excluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -