Posted by : luh reynaud domingo, 10 de janeiro de 2016


Saudações, mestres e simpatizantes do RPG! Trazer novatos a um hobby é algo que muitos ficariam honrados em fazer – tanto RPGistas quanto quaisquer  praticantes de qualquer hobby. Afinal, ter alguém com quem compartilhar experiências e conhecimentos é algo muito interessante, principalmente quando essas experiências e conhecimentos se tratam de um gosto em comum.

Mas, quando se trata de RPG de mesa, como iniciar corretamente novatos, para que gostem da experiência? Afinal, deve-se tratar novatos e veteranos de forma diferente – um iniciante provavelmente não gostaria de uma aventura com profundas explorações de masmorras ou com desafios dificílimos, coisas que nós, veteranos, amamos. Pensando nisso, apresento mais um matéria da seção “1d10 Dicas”, que mostrará maneiras de se tratar jogadores iniciantes – porque jogadores nunca são numerosos demais!


1 – Esclarecendo o assunto

Para começar, é necessário convencer os possíveis novos jogadores de que RPG é um jogo divertido, interessante e cheio de interatividade. Mas para fazer isso é necessário esclarecer seu conceito, objetivo, o que é verdade e o que é mentira. Fique atento, pois talvez eles já tenham ouvido falar sobre o jogo, seja bem ou mal. Procure esclarecer bem do que se trata – vários blogs, páginas em redes sociais e vídeos na internet possuem introduções muito legais que podem lhe ajudar, inclusive há uma matéria introdutória ao RPG aqui no blog, veja aqui!

Caso seus jogadores tenham ouvido coisas ruins sobre o jogo – notícias como “adorações demoníacas”, “assassinatos” e afins (notícias falsas ou exageradas que a mídia da década de 90 fazia questão de espalhar), explique que na realidade o jogo não possui nada disso, e que os casos ouvidos por eles se tratam de casos completamente diferentes ou mesmo puras lendas. Se necessário, pesquise sobre o assunto e tenha um debate saudável sobre ele, esclarecendo eventuais dúvidas.

Quando seus amigos conhecerem mais sobre o jogo e ficarem esclarecidos de que RPG é um hobby como qualquer outro, você saberá que está cumprindo bem sua função. Nesse caso, se eles se interessarem, poderemos passar para o próximo passo.


2 – Conhecendo seus jogadores

Tudo bem, seus novos jogadores são seus amigos ou conhecidos há anos e você os conhece muito bem, certo? Errado. Você pode conhecê-los muito bem como seus amigos, mas provavelmente não os conhece como jogadores. Do que gostariam numa aventura? Do que não gostariam? Qual seu estilo de jogo? Isso tudo é informação muito importante para a primeira sessão de jogo de um iniciante, pois colocar aquilo que ele gosta e adaptar-se ao seu estilo o fará gostar ainda mais da experiência!

A maneira mais fácil de descobrir isso é conversando com seus novos jogadores. Uma conversa aberta numa tarde de sábado pode ser o suficiente para conhecer seus estilos de jogo, mas fique esperto: nem sempre as pessoas saberão de sua própria forma de jogar – nesses casos atente-se aos pequenos detalhes que eles deixam. O gênero de filmes ou livros que eles gostam pode dar grandes dicas.

Sabendo disso você pode se adaptar bem ao que eles gostam, para que tenham uma ótima primeira experiência de jogo e possam jogar mais vezes com você!

"Quem não gosta de ser chamado de noob, que atire a primeira pedra!"

3 – “Seu noob!”

Veteranos em um jogo tendem a tratar iniciantes com certo ar de desdém, como se eles fossem mais importantes apenas por serem mais experientes. Quem nunca foi chamado de “noob” em algum jogo, não é? Caso vá incluir iniciantes em um grupo de jogo já existente, por favor, procure evitar isso – converse com seus veteranos! Sério, ser tratado como inferior é algo muito frustrante e chato!


4 – Propostas de aventuras mais simples

Como já dito anteriormente, iniciantes tendem a não gostar do mesmo clima que jogadores mais experientes: explorações aprofundadas podem ser exaustivas, dezenas de combates podem se tornar maçantes, diálogos e investigações profundas podem ser tediosos. Seja mais simplista e vá direto ao ponto, deixando o objetivo da aventura claro e com caminho mais linear. Mas cuidado! Não seja simplista demais nem deixe o caminho linear demais, ou seus iniciantes poderão achar o jogo muito bobo e desinteressante!

E, claro, você ainda poderá incluir explorações, combates, diálogos e investigações em suas aventuras – na verdade, deve! –, mas certifique-se de que nada daquilo será demais para a cabeça de seus novos jogadores. Colocar um pouco de cada coisa costuma ser interessante.

Exemplos de aventuras simples são:

- Recuperar um carregamento de vibranium roubado da estação espacial, que se encontra com extraterrestres de um planeta hostil;
- Investigar o sumiço do governador, seguindo pistas que levam os jogadores a uma organização secreta terrorista;
- Enfrentar o gigante que invadiu a floresta das fadas e a tomou como sua propriedade particular.


5 – “CA, PV, ataque furtivo... O que diabos é isso?”

É ideal que os jogadores iniciantes estejam com uma boa base de como funciona o sistema de jogo, e para isso é de vital importância que seja escolhido um sistema simples e descomplicado para se jogar. Você ainda pode simplificar as regras de algum outro sistema que você goste, como pode ser visto nesta matéria. Seja como for, não coloque regras complexas ou desnecessárias: desconsidere tudo aquilo que atrapalharia o entendimento dos novatos ou transforme em algo mais simples e prático!

Em seguida explique o básico: coisas como atributos, habilidades, jogadas e “aqueles dados esquisitos”. Cuidado para não explicar coisas demais ou os iniciantes começarão a achar que RPG está mais pra aula que pra jogo! Ah, e disponha-se a reexplicar regras durante a sessão de jogo, caso necessário. Ninguém é obrigado a memorizar todas de uma vez, não é?


6 – Entrando no clima!

Para que os novatos entrem no clima de jogo, considere assistir filmes, animes ou séries que tratem sobre o assunto! Que tal uma maratona de Game of Thrones antes de iniciar a aventura de fantasia medieval? Ou assistir Star Wars para aventuras espaciais? Além de jogar RPG, vocês terão feito atividades muito divertidas juntos! Vai por mim, isso pode ser muito legal!


7 – Cuidado com o conteúdo...

Iniciantes se assustam ou estranham facilmente coisas que nós, veteranos, somos acostumados a ver em sessões de jogo. Por isso, evite climas sombrios, temas mais pesados e violência gratuita. Em vez de enfrentarem demônios na aventura, os heróis podem ter golens malignos como inimigos. Em vez de o governador ter sido assassinado, ele pode ter sido apenas sequestrado. Pese bem o que seus jogadores iniciantes tomariam como estranho ou bizarro e evite incluir na aventura.

Imagine que você é alguém que só tinha ouvido falar coisas ruins sobre RPG: que envolve rituais macabros, que os jogadores devem obediência ao mestre e coisas do tipo (coisas que sabemos não ser verdade). Agora imagine que você acabou sendo convencido de que aquilo não era verdade e aceitou jogar esse tal de RPG com seus amigos. Aí você ouve coisas como “deuses malignos”, “rituais diabólicos” e “magia profana” durante a sessão de jogo. Diga, você não ficaria com uma impressão terrível do jogo?

Claro, o grau de estranhamento varia muito de pessoa pra pessoa – algumas estranham qualquer coisa, outras aceitam temas mais pesados –, entretanto é bom manter as rédeas.

"Não transforme seus desafios num parque de diversões..."

8 – Desafios mais leves

“Eu não entendo muito de RPG, mas a gente pode mesmo enfrentar esse dragão no 1° nível?”

Certo, exagerei um pouco no exemplo, mas acho que deu pra entender o que eu quis dizer... Deixar os desafios mais leves é uma boa pedida para quem ainda não sabe exatamente o que fazer durante o jogo. Enigmas, combates, explorações e investigações, se em excesso, podem ser demais para a cabeça de um iniciante, apenas atrapalhando em seu entendimento e sua diversão.

Não hesite em maneirar nos combates, diminuir a quantidade de enigmas e resumir as explorações, se achar que são complexos para os novatos. Em geral dois ou três combates por sessão são o suficiente em desafios para iniciantes. Claro, não se esqueça de inserir testes variados, armadilhas e charadas, para que tudo não se resuma em combate!

É importante frisar que não estou dizendo para retirar os desafios – RPG é feito de personagens superando desafios! Um jogo sem desafios seria maçante e tedioso. Um com desafios pouco desafiadores seria nada recompensatório. Maneire nos desafios, mas não os transforme em um parque de diversões!

Como você descreveria esta cidade portuária?

9 – Seja bastante interpretativo e descritivo!

Lembre-se de que a maior parte de seus novos jogadores nunca ouviu falar de seres como orcs e sequer sabem a diferença entre anões e gnomos. Logo, descreva tudo muito bem, como se todas as coisas fossem completamente novas (para seus jogadores iniciantes, realmente são). Recorra a estereótipos, se necessário, mas fuja do óbvio e mostre que nem tudo é o que parece – os homens-serpente podem ser malignos e mesquinhos, mas existem membros da raça que servem ao bem, por exemplo.

Locais também devem ser bem descritos, mas se atente às informações importantes para os jogadores – novamente, encher os jogadores de informações pode não ser interessante. Use os sentidos para boas descrições, isso nunca falha.

Quanto à interpretação, bom, o jogo não é chamado de Roleplaying Game (jogo de interpretação de papéis) à toa. Mostre a forma de se encarnar o personagem durante a jogatina, falando pelos NPCs e fazendo vozes diferentes para personagens especiais. Também vale pedir para que jogadores veteranos (se houver algum na mesa) façam o mesmo, incitando à interpretação dos novatos. Só cuidado para não encenar demais e acabar assustando com “aquelas interpretações esquisitas”...


10 – Faça tudo ser divertido!

Como já é de praxe, aqui vale a Regra de Ouro: divirta-se! O maior objetivo do RPG é contar junto com seus amigos uma história legal que todo mundo goste e em que passe bons momentos. Se algo for desinteressante ou chato, mude para algo que seja legal e surpreendente. RPG sempre foi e sempre será sobre isso: divertimento.

Se seus novatos não estiverem gostando muito da proposta de jogo que você mostrou na aventura, guarde-a para outra ocasião, mude os rumos para algo completamente diferente e novo, e divirta-se com o que rolar (literalmente).


Com essas dicas, espero ter ajudado a todos os que desejam trazer novos praticantes ao RPG, para que nosso hobby, que vem crescendo cada vez mais no Brasil, cresça ainda mais e mais! Mas e vocês, gostaram das dicas? Concordam ou discordam de algo? Que novas dicas dariam? Comentem aí!

{ 4 comentários... read them below or Comment }

  1. Em relação a frase entre aspas do tópico número 8, pode, mas vai ser tenso para um krl, os meus "guerreiros" conseguiram essa façanha incrivelmente bem...


    Tá bom tá bom, no final um deles quase foi engolido e depois virou chiclete de dragão, sim, mas eles conseguiram e naquele mundo eles já começaram suas aventuras com uma reputação boa e conhecidos, nada extraordinário mas quando eles entrarem em uma taverna algumas pessoas comentarão que aqueles dois já derrotaram um dragão...

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    1. Não é impossível matar dragões no primeiro nível, mas pode ser melhor pros novatos enfrentatem desafios menos difíceis!

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