Posted by : lu reynaud sexta-feira, 15 de abril de 2016


Saudações, guerreiros de saúde de ferro! Graças a uma doença forte, tive de me ausentar das atividades do blog por uns dias, mas já estou melhor e voltei! Pensando nisso, lembrei que doenças em geral não são muito exploradas nos RPGs, mas podem ser um bom apoio para uma grande narrativa! Então, que tal algumas doenças fantásticas?


Febre do Ankheg

Como o próprio nome sugere, esta doença é transmitida através de ankhegs, mais precisamente de sua saliva ácida, por isso é mais comum em regiões de fazendas, sendo também conhecida como branqueira. Uma vítima que entre em contato com os restos de comida de um ankheg também pode contrair a febre. Depois do período de incubação, que dura aproximadamente três dias, a vítima passará a sentir uma terrível fraqueza no corpo, febre branda e fadiga corporal, recebendo -1d6 em For ou Con. Nos dias seguintes o doente também pode adquirir sintomas como extrema palidez e coceira forte, que causa -1d4 em qualquer atividade que envolva concentração, o que caracteriza a “branqueira”. A doença, felizmente, dura pouco mais de uma semana, e se esvai naturalmente.

Verrugueira de Bruxa

Ainda não se sabe a exata causa desta doença – contaminação ou maldição –, mas uma coisa é certa: ela é bastante nojenta. Transmitida através de bruxas, a verrugueira lembra catapora em certos aspectos, pois se trata de pústulas e caroços cheios de pus crescendo pelo corpo, e ainda um fedor forte. Toda essa nojeira causa -1d8 em Car, e se não tratada, pode se tornar permanente – o que é terrível para a vítima.

Falando no tratamento, ele consiste em banhos com ervas encontradas nas florestas, habitat de bruxas e devem ser administrados durante uma semana, até que a vítima fique curada.

Desmortidão

Causada pelo contato com mortos-vivos, a desmortidão é uma perigosa doença que pode transformar a vítima num zumbi sem mente. Ela é dividida em três estágios: incubação, morte mental e óbito. No período de incubação, a doença causa náuseas fortes e moleza no corpo, no segundo a cabeça começa a doer bastante e a vítima sofre -1d6 em Int. Dizem que nesse período o doente tem pensamentos bizarros, como o consumo de carne humana... Por fim, na fase de óbito, a vítima tem grandes chances de morrer, pois sofre um colapso total, e se isso ocorrer, após vinte e quatro horas ela se levantará como um morto-vivo.

Por sorte, desmortidão é uma doença rara e pode ser tratada com grande exposição à luz solar ou chás específicos, entretanto, após a terceira fase da doença, não há mais nada que faça o doente voltar ao normal (ele morre, afinal).

Cegueira Rubra

Trata-se de um ofuscar que afeta a visão aos poucos até que a vítima não possa ver mais nada além de um rastro rubro. É transmitida quando gotículas do sangue de humanoides de hábitos sujos, como goblins, orcs e gnolls, tocam os olhos de alguém. Por isso, guerreiros sanguinários são os mais afetados por essa doença. Caracteriza-se como uma doença de difícil tratamento, pois apenas pode ser curada com uma pasta de ervas das montanhas passada diretamente nos olhos. Dizem que essas ervas só florescem uma vez por ano.

Febre da Mentira

Esta curiosa doença possui um efeito muito particular: o infectado não consegue falar a verdade de jeito nenhum, com isso, apenas consegue falar através de mentiras. Outro sintoma particularmente é a febre branda e persistente.

Esta doença chega à transmissão através de mosquitos e possui longo período de incubação – mais ou menos duas semanas até que finalmente comece a agir. O único meio conhecido de tratamento da doença é chá de pelo de gnoll. Meio nojento, mas necessário. Apesar disso, essa doença é mais engraçada do que perigosa...

Amor de Ouro

Doença geralmente adquirida por quem tem grande contato com ouro, como ourives, anões e aventureiros gananciosos. De tratamento complicado, dizem que apenas o beijo de uma mulher bondosa pode curá-la... Algumas versões da história especificam que a mulher deve ser virgem!

A contaminação se dá através das fezes de um monstro da ferrugem, que às vezes entra em contato com o ouro levado por aventureiros ou nobres. Ela se caracteriza por uma enorme paixão pelo metal dourado, que deixa a pessoa paranóica e soberba.


Doenças realmente podem ser muito interessantes se bem usadas: podem mover aventuras inteiras em busca da cura, alertar os jogadores para deixá-los atentos ou simplesmente ser um pouco sádico, hehe!

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Muito interessante...
    To criando um sistema e nunca tinha pensado em doenças em RPG, vou add issso. Ótima iniciativa a sua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doenças podem ser tao desafiadoras quanto os monstros: a diferenca é que voce nao pode dar uma espadada na doença!

      Excluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -