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Posted by : lu reynaud
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Saudações, guerreiros de saúde de ferro!
Graças a uma doença forte, tive de me ausentar das atividades do blog por uns
dias, mas já estou melhor e voltei! Pensando nisso, lembrei que doenças em
geral não são muito exploradas nos RPGs, mas podem ser um bom apoio para uma
grande narrativa! Então, que tal algumas doenças fantásticas?
Febre
do Ankheg
Como o próprio nome sugere, esta doença
é transmitida através de ankhegs, mais precisamente de sua saliva ácida, por
isso é mais comum em regiões de fazendas, sendo também conhecida como branqueira. Uma vítima que entre em
contato com os restos de comida de um ankheg também pode contrair a febre.
Depois do período de incubação, que dura aproximadamente três dias, a vítima
passará a sentir uma terrível fraqueza no corpo, febre branda e fadiga corporal,
recebendo -1d6 em For ou Con. Nos dias seguintes o doente também pode adquirir
sintomas como extrema palidez e coceira forte, que causa -1d4 em qualquer
atividade que envolva concentração, o que caracteriza a “branqueira”. A doença,
felizmente, dura pouco mais de uma semana, e se esvai naturalmente.
Verrugueira
de Bruxa
Ainda não se sabe a exata causa desta
doença – contaminação ou maldição –, mas uma coisa é certa: ela é bastante
nojenta. Transmitida através de bruxas, a verrugueira lembra catapora em certos
aspectos, pois se trata de pústulas e caroços cheios de pus crescendo pelo
corpo, e ainda um fedor forte. Toda essa nojeira causa -1d8 em Car, e se não
tratada, pode se tornar permanente – o que é terrível para a vítima.
Falando no tratamento, ele consiste em
banhos com ervas encontradas nas florestas, habitat de bruxas e devem ser
administrados durante uma semana, até que a vítima fique curada.
Desmortidão
Causada pelo contato com mortos-vivos, a
desmortidão é uma perigosa doença que pode transformar a vítima num zumbi sem
mente. Ela é dividida em três estágios: incubação,
morte mental e óbito. No período de incubação, a doença causa náuseas fortes e
moleza no corpo, no segundo a cabeça começa a doer bastante e a vítima sofre
-1d6 em Int. Dizem que nesse período o doente tem pensamentos bizarros, como o
consumo de carne humana... Por fim, na fase de óbito, a vítima tem grandes
chances de morrer, pois sofre um colapso total, e se isso ocorrer, após vinte e
quatro horas ela se levantará como um morto-vivo.
Por sorte, desmortidão é uma doença rara
e pode ser tratada com grande exposição à luz solar ou chás específicos,
entretanto, após a terceira fase da doença, não há mais nada que faça o doente
voltar ao normal (ele morre, afinal).
Cegueira
Rubra
Trata-se de um ofuscar que afeta a visão
aos poucos até que a vítima não possa ver mais nada além de um rastro rubro. É
transmitida quando gotículas do sangue de humanoides de hábitos sujos, como
goblins, orcs e gnolls, tocam os olhos de alguém. Por isso, guerreiros
sanguinários são os mais afetados por essa doença. Caracteriza-se como uma
doença de difícil tratamento, pois apenas pode ser curada com uma pasta de
ervas das montanhas passada diretamente nos olhos. Dizem que essas ervas só
florescem uma vez por ano.
Febre
da Mentira
Esta curiosa doença possui um efeito
muito particular: o infectado não consegue falar a verdade de jeito nenhum, com
isso, apenas consegue falar através de mentiras. Outro sintoma particularmente
é a febre branda e persistente.
Esta doença chega à transmissão através
de mosquitos e possui longo período de incubação – mais ou menos duas semanas
até que finalmente comece a agir. O único meio conhecido de tratamento da
doença é chá de pelo de gnoll. Meio nojento, mas necessário. Apesar disso, essa
doença é mais engraçada do que perigosa...
Amor
de Ouro
Doença geralmente adquirida por quem tem
grande contato com ouro, como ourives, anões e aventureiros gananciosos. De
tratamento complicado, dizem que apenas o beijo de uma mulher bondosa pode
curá-la... Algumas versões da história especificam que a mulher deve ser virgem!
A contaminação se dá através das fezes
de um monstro da ferrugem, que às vezes entra em contato com o ouro levado por
aventureiros ou nobres. Ela se caracteriza por uma enorme paixão pelo metal
dourado, que deixa a pessoa paranóica e soberba.
Doenças realmente podem ser muito
interessantes se bem usadas: podem mover aventuras inteiras em busca da cura, alertar
os jogadores para deixá-los atentos ou simplesmente ser um pouco sádico, hehe!
Muito interessante...
ResponderExcluirTo criando um sistema e nunca tinha pensado em doenças em RPG, vou add issso. Ótima iniciativa a sua...
Doenças podem ser tao desafiadoras quanto os monstros: a diferenca é que voce nao pode dar uma espadada na doença!
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