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Arte oficial de Dungeons & Dragons 5e. |
Muitas
vezes, jogadores podem encarar problemas durante a criação de fichas de
personagem. Seja por bloqueio criativo, falta de tempo ou dificuldade em
compreender as regras – este último costuma ser um grande desafio para
iniciantes em Dungeons & Dragons. Não raramente, construir uma ficha pode
ser o maior obstáculo para o início de uma boa campanha.
Pensando
nisso, apresento no artigo de hoje algumas fichas prontas para D&D 5e,
todas construídas em 1º nível, adequadas para iniciantes e jogadores que
priorizam mecânicas simples, mas muito funcionais. Todas foram construídas com
valores padrão do sistema de distribuição de pontos.
A
proposta se baseia em apresentar quatro fichas de personagem que podem ser
utilizadas individualmente ou em conjunto, pois compõem um belo grupo com boa
sinergia. Para ser mais interessante, atribuí às fichas uma temática em comum: os
ermos, o mundo selvagem, as florestas misteriosas que constituem o reinado.
Considero
importante frisar que, apesar da proposta, as fichas podem ser utilizadas em
qualquer de tipo de aventura sem grandes problemas.
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Arte de Titan Comics/Dan Panosian. |
Grognar, o Bárbaro
Este
bárbaro possui um estilo clássico baseado em personagens como Conan e Thundarr:
um homem destemido desafiando monstros terríveis apenas com sua pesada espada e
seus poderosos músculos. Grognar pode ser sério, sombrio, sangrento. Ou pode
ser um fanfarrão que se diverte com o fervor do sangue causado por uma boa
batalha ou uma boa noite de bebedeira.
Com seu
alto valor de atletismo – que aumenta ainda mais quando ele está enfurecido –,
Grognar pode destruir qualquer porta, vencer qualquer disputa de queda de
braços ou até mesmo arrancar uma árvore do chão se necessário! Com suas habilidades
em sobrevivência, ele sabe se virar em qualquer ambiente.
Em combate, Grognar é um oponente formidável. Ele vai na frente e resiste a tudo. Pode ativar sua fúria com ação bônus logo no primeiro turno e entrar no meio dos inimigos distribuindo golpes de espada. Com sua resistência a dano, não será fácil derrubá-lo. Além disso, pode arremessar suas machadinhas para atingir inimigos que tentem escapar – seu bônus de fúria é somado até mesmo aos ataques de arremesso. Ninguém escapa de Grognar!
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Arte por Ricardo Mango. |
Sylvanian Thahenli
Elfos
têm uma ótima sinergia com a floresta e a própria Mãe-Natureza. Sylvanian foi
construída com o intuito de controlar o campo de batalha com suas magias que
comandam as próprias árvores, cipós, arbustos e raízes. A elfa é gentil para
com os animais, caminhando entre eles com passos silenciosos, mas decididos.
Unindo misticismo à natureza, Sylvanian canta segredos às folhas. E elas
respondem.
Com altos
valores em Intuição, Medicina e Lidar com Animais, Sylvanian pode conversar com
as criaturas da floresta, sentir suas emoções e curar suas feridas com ervas
naturais. Talvez não tenha um bom tato para seres da cidade, mas é entre as
matas que ela encontra seu lugar.
Em
combate, Sylvanian utiliza seu Chicote de Espinhos para puxar seus inimigos
para onde ela quiser, seja a armadilha de seus aliados ou área de efeito de
determinadas magias. Com Constrição, pode restringi-los e dar um bocado de
trabalho em sua movimentação. Finalmente, utilizando seu deslocamento aumentado
e Palavra Curativa, passeia pelo campo de batalha sarando as feridas de seus
companheiros necessitados. Ela é uma aliada valiosa e nunca deixaria seus parceiros
desamparados. Sejam eles seres da floresta ou companheiros em aventuras.
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Arte por Sean Richardson. |
Zork Presa Negra
Zork foi
construído como um astuto sobrevivente dos ermos, uma criatura esguia, um
kobold ágil como uma serpente pronta para dar o bote. Com adagas ocultas em
cada bolso e o conhecimento da floresta, Zork se esconde entre as árvores,
sempre alerta, e se vale de suas flechas afiadas para acabar com seus inimigos
antes mesmo que eles percebam. Como ele sempre diz “Zork sempre ataca
primeiro”.
Com sua
investigação, furtividade e sobrevivência, este kobold é um ótimo rastreador e
batedor. Possui, ainda, armadilhas que pode utilizar para montar emboscadas ou
pegar inimigos distraídos. Sempre atento e alerta.
Quando engajado em combate, Zork se vale completamente de sua habilidade Ataque Furtivo para debilitar seus inimigos, causando considerável dano com sua adaga ou arco. Com seu alto valor em acrobacia, pode saltar para segurança e obter cobertura, num clássico estilo “bater e correr”. Zork nunca fica de costas para ninguém. Ninguém pode pegá-lo desprevenido.
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Foto encontrada na plataforma do Pinterest. |
Belladonna
O
conceito de Belladonna é um tipo de bruxa da floresta, um ser etéreo, quase
místico, que dança entre os véus das sombras e do brilho feérico. Ela pode
sumir e reaparecer num piscar de olhos. Ela é misteriosa, mas possui um carisma
quase sobrenatural. Ela é aterrorizante de uma maneira que desperta os medos
mais profundos apenas por sua presença. As lendas dizem que, em noites de lua
cheia, ela caminha nua entre as árvores, entrando em comunhão com suas
entidades sobrenaturais.
Belladonna
possui uma ficha relativamente mais complexa que as demais, por ser
primariamente uma conjuradora, e possui alguns usos interessantes em jogo. Você
pode, tranquilamente, usar seu Carisma alto para intimidação, persuasão ou
enganação. Uma bruxa feérica tem sempre uma palavra sussurrada na hora certa.
Em momentos de combate, você pode usar sua Invisibilidade para se aproximar dos inimigos sem ser vista, para então utilizar sua Presença Feérica, fazendo todos ao redor ficarem encantados ou assustados. Outra estratégia interessante seria conjurar Causar Medo num inimigo especialmente perigoso em combate, para então disparar Rajada Mística enquanto ele foge de medo de você. Névoa Obscurescente e Amaldiçoar completam seu leque de conjurações. Você é, de fato, uma bruxa surreal e aterrorizante.
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Arte por Pierre Santamaria. |
Sinergia e Trabalho em Grupo
Caso
utilizados como um grupo de aventureiros, os personagens têm uma sinergia
interessante que pode ser muito bem utilizada, rendendo cenas fantásticas de
trabalho em grupo e boas estratégias para surpreender o Mestre.
Grognar
tem todas as características necessárias para defender o grupo, avançando para
a linha de frente e suportando todos os ataques contra ele com sua resistência,
boa defesa e pontos de vida. Enquanto isso, Zork se aproveita de sua
furtividade para surpreender os inimigos, podendo, inclusive, flanquear
juntamente com Grognar. Sua habilidade com armadilhas também pode ser utilizada
para controlar o campo de batalha. Basta uma conversinha com o Mestre para que
ele arbitre como exatamente isso pode funcionar.
Belladonna,
por sua vez, pode disparar rajadas místicas à distância e se utilizar de sua
estratégia de Invisibilidade e Presença Feérica para incapacitar uma boa
quantidade de inimigos. Sylvanian é o elo que une de maneira mais significativa
toda a estratégia: com sua magia de Chicote de Espinhos, ela pode puxar os
inimigos para as armadilhas de Zork, o alcance da espada de Grognar ou até mesmo
a área de efeito da Presença Feérica de Belladonna. Com seu deslocamento
aumentado, também pode passear pelo campo de batalha e curar algum aliado
necessitado com sua Palavra Curativa.
Outras
estratégias interessantes podem consistir no uso de Presença Feérica de
Belladonna para espantar os inimigos e, enquanto eles fogem, Grognar e Zork
distribuírem ataques de oportunidade. Sylvanian pode desaparecer com sua
habilidade de Máscara da Natureza e correr ao auxílio de seus aliados que
necessitarem de cura ou suporte. Alternativamente, pode usar Constrição para
controle de campo.
Fora de
combate, Zork e Sylvanian são ótimos batedores e especialistas em
sobrevivência, guiando o grupo pelos ermos. Grognar é perfeito para testes de
Força, abrir caminhos, carregar coisas e tarefas que envolvam atletismo e
vigor. Belladonna, por sua vez, chama atenção com seu carisma e charme
sobrenatural.
Narrativamente, Belladonna e Sylvanian formam uma dupla com forte contraste: uma delas uma terrível bruxa com habilidades sombrias, e a outra hábil em sua fluidez e habilidades naturais. Zork pode considerar seu grupo uma matilha, os protegendo como um lobo agindo em bando. Grognar pode atuar, instintivamente, como o protetor do grupo – um brutamontes sempre preocupado com as conjuradoras, membros mais frágeis entre seus companheiros.
Conclusão
Fichas
prontas sempre têm o potencial de render personagens interessantes e diferentes daquilo que você pensaria normalmente – o que pode ser muito interessante e
oferecer oportunidades de descobrir novos gostos e maneiras de se jogar. Para
iniciantes, então, concedem auxílio sem igual.
Abaixo,
você pode clicar no link que lhe levará à pasta do MediaFire onde pode baixar
todas as fichas de personagem.
Espero
que, com estas ideias de personagem, você e seu grupo possam se divertir e ter
ótimas aventuras.
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