Posted by : luh reynaud quinta-feira, 4 de abril de 2019


Recentemente o maior site de material RPGístico pirata do Brasil, a famosa Biblioteca Élfica, saiu do ar. Se você está acompanhando ou acompanhou as reações pelas redes sociais, sabe a comoção que está havendo, com muitos fãs lamentando e tratando a Biblioteca como uma heroína. Já outros preveem que a queda do site possa melhorar o cenário para as editoras e consequentemente para o RPG nacional. Diante dessa conjuntura, hoje discutiremos a Queda da Biblioteca Élfica e o Pirateamento do RPG.

Primeiramente, é importante destacar que sempre evitei falar sobre pirataria no meio RPGístico aqui no blog, por ser um assunto delicado e por não saber exatamente como tratar o assunto. Bem, na verdade eu ainda não sei exatamente por onde começar a falar. Mas vamos lá.

Embora não faça mais download de livros de RPG pirateados, já o fiz muito, na verdade, até o ano passado. Até tive postagens por aqui que incentivavam a pirataria e apresentavam links pra download, mas que acabei excluindo quando vi que estava prejudicando o RPG nacional e induzindo outros a também fazê-lo. Por que eu afirmo que pirataria é prejudicial? Porque, como bem pontuou o blog Joga o d20, isso afeta diretamente a economia das editoras de RPG (que já não é um mercado muito lucrativo), esfriando o mercado e diminuindo a qualidade dos produtos trazidos e produzidos no Brasil. Em outras palavras, uma cultura que pirateia livros, deixa de dar valor aos seus autores e respectivas editoras, que por consequência perderão poder aquisitivo e qualidade em seus produtos.

Critico, aqui, o ato de piratear RPGs por ter aprendido o quanto isso perturba nosso meio e por querer que outras pessoas também percebam isso.

Bom, por outro lado, não podemos ser tão moralistas. Pirataria é algo extremamente comum hoje em dia em quase todos os meios de entretenimento e, algumas vezes, pode atuar em benefício às empresas. No RPG, pode estimular iniciantes ao hobby, uma vez que oferece materiais gratuitos e de fácil acesso, cedendo um ingresso facilitado e estimulante à prática do RPG. Esses novos RPGistas podem, inclusive, passar a ser consumidores fiéis – o que, aliás, é o meu caso. Quanto a isso, é possível ver uma boa resposta de algumas editoras nacionais, que passaram a disponibilizar gratuitamente seus materiais em mídia digital, como por exemplo Old Dragon, Mighty Blade e 3D&T Alpha. Editoras de fora também puderam ver na prática uma boa forma de combater a pirataria e ao mesmo tempo obter os benefícios provindos da mesma. Wizards Of The Coast, por exemplo, disponibiliza as regras básicas de D&D 5 gratuitamente em seu site.

Existe também o argumento do pessoal que defende a liberdade de informação, opondo-se ao conceito de propriedade intelectual… Mas, como bem disse Marcelo Cassaro em seu Facebook, entretenimento difere de conhecimento e, cá entre nós, já possuímos muitas opções de entretenimento gratuito. Autores, muitas vezes, tem em sua criatividade o seu ganha-pão, dependendo do retorno para sustentar seus gastos. Não vivemos em um mundo perfeito onde o Governo paga criadores de conteúdo.

E assim chegamos ao caso do Biblioteca Élfica. Lembro-me de que em meados de 2012 o site em questão se consolidou como o maior portal de download de pdfs de RPG, com a proposta inicial de hospedar relíquias RPGísticas, materiais que já saíram de linha e que não eram mais tão fáceis de encontrar. Contudo as coisas não prosseguiram do mesmo modo, e com o tempo o site passou a disponibilizar materiais ainda em circulação, como uma alternativa gratuita aos livros físicos e pdfs oficiais das editoras. O que, por si só já era, no mínimo, de índole duvidosa. O problema real era que o site ganhava dinheiro com o material ilegal, através de vários anúncios e protetores de links.

Segundo informa esta recente postagem do RPG Notícias, o Bibliotecário (como era chamado o autor do site) afirmava que o dinheiro era todo investido na hospedagem do site e dos arquivos para download, com o restante sendo doado para instituições de caridade. O que, mesmo que seja verdade, não deixa de ser errado, não deixa de ser um ato de ganhar dinheiro e fama baseado no trabalho de outrem.

De uma forma ou de outra, a Biblioteca Élfica fez história e marcou a vida de vários RPGistas, mas não resta dúvidas de que, na situação atual de nosso hobby, o portal muito mais prejudicava do que beneficiava. Esperamos agora que o evento nos traga melhoria para nosso cenário e crescimento das editoras. Mas isso só o tempo dirá.


Ganchos de Aventura: A Queda da Biblioteca Élfica

Pra não ficar só na conversa, apresento a vocês 1d6 ganchos para rolar sua aventura baseada nesse grande evento do nosso cenário de RPG!

1d6
Gancho
1
Um bando de elfos piratas está atormentando o reino ao roubar de grandes comerciantes e repassar seus materiais para os pobres. O que seria um ato de grande bondade, na verdade, é apenas uma tramoia: o capitão élfico foi outrora um comerciante que foi a falência e agora “doa” produtos roubados aos pobres, somente para em seguida cobrá-los altas taxas pela “boa ação”…
2
Uma cruzada de paladinos da ordem contrata os aventureiros para se infiltrar e incendiar uma suposta biblioteca profana. Ao chegarem lá, contudo, o que o grupo encontra é uma reunião de livros dos mais variados tipos – dentre eles alguns revelam o passado sombrio e sangrento da fé paladínica. O que o grupo fará diante da situação?
3
Para acessar uma informação acerca de conhecimentos perdidos, o grupo deverá contatar o grandioso Sábio Élfico. O único problema é que o Sábio faleceu recentemente… Talvez a única forma de resgatar a informação desejada seja conversando com o espírito do falecido.
4
Os nobres da região estão em polvorosa! Um hábil e incapturável ladrão tem invadido fortes e castelos, nada parece ser capaz de pará-lo. O mais curioso, entretanto, é que o ladino somente rouba livros. Correm boatos de que o sujeito – chamado pelo povo de O Bibliotecário – é um rebelde que defende o conhecimento livre para todos.
5
Ao romper a barreira entre os planos, o grupo acaba adentrando o semiplano de Ciléaf, um poderoso, imponente e maligno dragão cujo tesouro é inteiramente formado por livros e tomos ancestrais, verdadeiras relíquias do conhecimento. A única forma de fugir do local é invocando uma magia de banimento através do pergaminho de mago rival Sotierid Siarotua, que se encontra perdida em meio ao tesouro do dragão.
6
Num reino distante, o povo vive sua era das trevas, onde a inquisição trata de queimar todos os livros a fim de obter o monopólio do conhecimento. Nesse cenário, o grupo é escolhido por um pobre moribundo na beira da estrada que lhes entrega a última cópia do Livro Sagrado dos Elfos, para que o protejam da fogueira.

{ 18 comentários... read them below or Comment }

  1. https://web.archive.org/web/20190110051241/http://www.bibliotecaelfica.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é podemos nos relembrar como era pelo menos

      Excluir
  2. Gente me desculpe!!! Mas é mt nojenta essa postagens de vcs sobre o site. E afirmar que o site mt mais prejudicava a comunidade rpgista. Sinceramente... Primeiro.....a pirataria nunca foi um problema... o problema é o mercado o alto custo e monopólio de alguma editores nos produtos importados. Como o é oi caso da Devir. Que sinceramente joga a culpa no governo e no dollar pra botar os preços num nivel do absurdo. Segundo.... assim como eu e mt pessoas nao tem condições de ficar comprando as paradas de RPG entao vai na pirataria mesmo. Foda-se. Nao é a pirataria o problema, é toda uma estrutura por traz desse entreternimento. A analise de vcs só olha pra empresas e não olha pro publico. Estava bem atras do um material de Lobisomem apocalipse da DB que sobre os lobo Guará e tinha certeza que poderia encontrar lá. E nao adianta dizer que a Jambo ta disponibilizando a revista por 7 ou 10 reais. Pq nao vai rolar. Se liga gente. Nem todo mundo é play boy ou classe media nao! PEnsa antes de fazer uma postagem defendendo a comunidade rpgista quando na verdade vcs estao só defendendo as empresas que meteram a mão no bolso com o boom do rpg na decada de 90 como foi o caso de devir. Nojento velho..... Sempre foi uam foda mt da mal dada comprar material de rpg, pricipalmente qd nao se tinha material nacional. Só tinha Ad&D e Storyteller e era um assalto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Cezar. Vejo que parece ter se alterado um pouco com o caso, mas nada uma respirada não possa ajudar. Bem, você elencou alguns pontos importantes no que diz ao respeito ao público, mas parece ter se equivocado em algumas coisas.

      Primeiro que o mercado de RPG não é muito tão lucrativo assim. Um mesmo livro de RPG pode ser usado por anos e anos e anos sem precisar ser reposto (vide o pessoal que ainda joga AD&D com o manual da década de 90). Os livros mais caros podem ser comprados em grupo - afinal, RPG não se joga sozinho, não é mesmo? -, o que diminui bem mais o preço. Eu mesmo ainda tenho manuais de RPG que comprei há cinco anos e ainda faço ótimo uso deles. É um puta investimento na tua diversão.

      Em segundo lugar, não há "monopólio" do RPG ou algo assim. Existem empresas grandes, isso é bem verdade, mas nem de longe isso apaga as outras empresas. Nem mesmo D&D está nas mãos da Devir, a quinta edição vem ao Brasil nas mãos da Galápagos. Não estamos mais em 1990 onde só existiam duas empresas no mercado. Tormenta RPG, Pathfinder e D&D estão nas mãos de empresas diferentes estão disputando o mercado, o que só traz benefícios para nós, consumidores.

      E, olha, você não precisa ser "playboy" pra desembolsar 7 reais na revista que você quer. É, sei lá, o preço de um sanduíche.

      Se tudo falhar, como eu disse ali em cima, tem muito material disponibilizado gratuitamente pelas próprias editoras.

      Excluir
    2. Tenho que concordar com o Cezar, RPGista que tem condições de comprar material vai comprar, ninguem baixa um pdf pra substitui um material original. Era um baita quebra galho pra quem nao tinha grana e queria ler algo, ou mesmo pra achar materiais raros. O CP 2020 por exemplo eu baixei la esses dias pq nao tem onde achar. Agora tu entrar no site da editora e pagar 30 reais num pdf... é foda cara.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Vai me desculpar Cezar, mas RPG é um negócio como qualquer outro, ele é um material de entretenimento e achar que existe monopólio de RPG é no mínimo infantil. Como se, vender livros de RPG no Brasil pudesse enriquecer qualquer editora por aqui...

      E vamos partir do seu princípio em um mundo aonde a maioria das pessoas não tivessem grana pra comprar o jogo. Logo as editoras parariam de publicar os seus materiais, ou você acha que é barato para um editora comprar uma licença, assumir os custos de produção, contratar tradutores, revisores e etc...

      Isso tudo na expectativa de ter um mínimo de vendas para bancar os custos e não ter prejuízo! Se o material for de fora, coloque o imposto absurdo de importação para o BRASIL, lembrando que o mesmo material lá fora, já não é barato inclusive para o americano, basta entrar no site das editoras da gringa e ver o preço que praticam lá fora.

      RPG é um material de nicho, logo um material caro, pois o público é um BOLHA, fechado à poucas pessoas que se interessam por isto, não é como um jogo do FIFA ou algo do tipo!

      Se você assumir que precisamos piratear e "FODA-SE" como você disse, as editoras tb vão largar um "FODA-SE" pra geral, pois já não será algo lucrativo pra elas e consequentemente não teremos mais materiais de RPG lançados no BRASIL...Ou você acha que as editoras vivem de vento???

      Independente do carinho que temos pelo RPG, ainda continua SENDO UM PRODUTO DE ENTRETENIMENTO e isso tem um custo!

      ABRAÇO À TODOS!

      Excluir
    5. Aonde que dá LIKE pow irmão vc representou toda a nossa Classe. Parabéns.
      REPRESENTOU TODA A CLASSE POBRE, QUE NÃO TEM CONDIÇÃO DE COMPRAR A P0RR4 DE UM LIVRO, QUE CUSTA OS OLHOS DA BUND4. ME REPRESENTA, POIS NÃO SOU FILHINHO DE PAPAI E NUNCA FUI PATROCINADO POR ELES.

      Excluir
  3. É lamentável que no nosso país, até para comprarmos material de boa qualidade como são os RPGs, tenhamos de recorrer à pirataria. Não há cultura disseminada ao ponto de baratear os custos das editoras. Eu sou saudosista da Biblioteca Élfica, e embora recorresse a ela, lamentava ter de fazê-lo, pois se não fossem tão caros os materiais eu mesmo poderia ter uma biblioteca pessoal mais recheada.

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos estão fazendo a Biblioteca Rúnica

    ResponderExcluir
  5. Acho que depende muito do contexto. Nem sempre a pirataria é por falta de recursos e sim por falta de disponibilidade do produto. Aonde eu moro foi quase impossivel comprar os manuais que eu tenho hoje, e tem um dos que eu procuro que nem na loja oficial da editora existe mais, e ainda assim eles derrubaram todos os sites que tinham copias em PDF dele, ou seja, nunca vou poder usar esse manual para jogar :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo plenamente que seria ótimo reunir materiais fora de circulação e disponibilizar pra download, é uma pena que tenhamos perdido esses achados do site. Mas você pode procurar esses manuais perdidos em grupos do facebook, com certeza existe gente com esse tipo de material.

      Excluir
  6. A Biblioteca Élfica voltou em toda a sua glória!

    ResponderExcluir
  7. Existem muitas opções de RPG gratuito. Vamos partir da hipocrisia e confessar que já fiz muito download da biblioteca, mas estamos errado. E não vamos do falso moralismo que "é porque é o monopólio". Mentira. Isso é em tudo. Se não tem condições de pagar um livro de R$300,00 de dnd, por exemplo, eles mesmo disponibilizam cenarios e o próprio sistema gratuitamente. Mas o livro, as artes e todos os detalhes, só estão no livro e muita gente trabalhou para que isso acontecesse. Hoje não baixo mais nada da internet de graça. Se da para comprar eu compro, mas se não dá ou espero uma promoção ou vou juntando dinheiro. E é assim que temos que fazer. Ponto final.

    ResponderExcluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -